Agricultores pagam taxas do programa Garantia Safra

12 de Janeiro 2013 as 08:35
Agricultores pagam taxa do garantia safra 2012/2013
Foto: Roberto Carvalho

Um total 1004 agricultores estão recebendo os boletos do Programa Garantia Safra 2012/2013 no município de Massapê do Piauí, o programa funciona como um seguro por perda nas plantações dos agricultores.

A entrega dos boletos está sendo realizado na Secretaria de Agricultura, iniciou hoje e vai até o dia 31 de janeiro último dia para os agricultores pagarem suas taxas. Cada agricultor paga uma taxa de R$ 9,50, e um município pagará em contrapartida junto ao fundo garantia safra um valor de R$ 28,00 reais por cada agricultor, o estado e a união complementa com o restante e os agricultores terão direito ao beneficio de 760 reais, caso venha ocorrer perna na safra deste ano.

O programa garantia safra é um beneficio concedido aos agricultores se ocorrer à perda de 50% na produção da lavoura, em razão da estiagem ou excesso de chuva.

Em 2012 841 agricultores receberam o benefício e agora houve um aumento na cota (vagas) e serão beneficiados 1004 agricultores em todo município.

Um dos programas bem aceito na região visto que nos últimos anos a precipitação de chuvas tem sido irregular comprometendo a produção agrícola, a cada ano a produção vem diminuindo devido ao baixo índice de chuvas na região, é o que sobra da estiagem á o seguro safra quando o município é contemplado.