Uruçuí recebe obras do Programa Luz Para Todos

03 de Setembro 2011 as 10:39

A Eletrobras Distribuição Piauí acelera o cumprimento da meta do Programa Nacional de Universalização de Acesso e Uso da Energia Elétrica e entrega obras de eletrificação rural em Uruçuí, município localizado a 453 km ao sul da cidade de Teresina. A meta é atender cerca de 1.220 famílias que vivem na zona rural sem energia elétrica. Até o momento, 304 famílias foram atendidas, beneficiando mais de 1.525 pessoas.

Hoje dia 03 de setembro, representantes do Ministério de Minas e Energia, da Eletrobrás, do Comitê Gestor Estadual, autoridades locais e lideranças da região vão participar da inauguração de obras do Programa Luz Para Todos, nas localidades Pratinha, Porto Velho, Morrinhos e comunidades rurais adjacentes, no município de Uruçuí.

Estão previstos investimentos da ordem de R$ 23 milhões no programa de eletrificação rural, com recondutoramento e a expansão da rede de distribuição urbana no município. A Eletrobras Distribuição Piauí continua investindo em eletrificação rural na construção de redes de distribuição assim como no suporte energético, através da construção e recondutoramento de alimentadores que beneficiarão também as zonas urbanas das cidades.

O município de Uruçuí, no cerrado piauiense, faz parte de uma região em que a agroindústria está em pleno desenvolvimento com a cultura e aproveitamento de grãos, e está no vale do rio Uruçuí Preto, um rio perene que exerce grande influência na vida de milhares de pessoas e apresenta condições privilegiadas para a exploração da irrigada. Os produtores rurais, originários do sul do país, já desenvolvem na região culturas como arroz e milho, fazendo uso intensivo de mecanização, adubação e correção de solos, transformando o município em um forte atrativo para investimentos. Com a energia elétrica, outros horizontes se abrem neste imenso potencial do cerrado piauiense.

Com a chegada da energia elétrica nas comunidades rurais, elas terão oportunidade de se desenvolverem, criando condições favoráveis para a diversificação das atividades agrícolas e industriais, além de se beneficiar do conforto pessoal com a utilização de bens de consumo, como: geladeira, televisão, etc.”

Agora os moradores da localidade rural de Pratinha já podem sentir os benefícios da energia no posto de saúde, na escola municipal e podem instalar uma bomba submersa no poço que atende aquela comunidade. Nas localidades Porto Velho e Morrinhos, o trabalho vai ficar mais fácil com a instalação das bombas nos poços comunitários.

Os moradores das comunidades rurais Campos Largos, Cabeceira do Poço, Feira dos Saraivas, Chapéu, Canudal, Lagoa, Acampamento, Fazenda Faxinal, Tamboril, Vereda do Mato, Vão Piaus, São Francisco, Santa. Bárbara, Coité, Bom Futuro, Baixa da Prata, Pratinha, Mamoeiro, Ronca, Santo Antônio, Barra do Cocalinho, Malhada da Areia, Simão, Barra da Estiva, Bonfim, Torres, Sucupira, Capim Grosso, Vereda Grande, Porto Velho, Vira Mundo, Morrinhos, Faz. Velha, Arara e Manoel Bacelar, agora, passam a contar com o conforto, a comodidade e os benefícios que a energia elétrica proporciona. Com a entrega dessas obras, o Programa de Universalização de Eletrificação Rural continua no empenho de acabar com a exclusão elétrica no Brasil.

Com a publicação do Decreto nº 7.520, assinado pela Presidente Dilma Rousseff em 08.07.2011, o Programa foi prorrogado até 2014 e foram instituídos novos procedimentos de atendimento do Programa Luz para Todos, os quais farão parte do novo Programa Brasil sem Miséria.

Coube à Eletrobrás Distribuição Piauí, neste Estado, ser a responsável pela execução do Programa, contratando empreiteiras para implantação da rede distribuidora, cuja função/missão utiliza a energia elétrica como vetor de desenvolvimento social e econômico nas comunidades municipais, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar, facilitando a integração dos programas sociais.