Gestantes precisam ter cuidados ao tomar analgésicos

Medicamento é bastante comum entre as mulheres

Os analgésicos são medicamentos de bastante uso pelas mulheres, entretanto, precisa de cuidados na gravidez. A automedicação pode se tornar um problema, por isso é preciso atenção na hora de se medicar. É sempre recomentado orientação médica.

Dentre os medicamentos mais usados pelas mulheres encontra-se o Paracetamol. Este medicamento pode ser prejudicial ao feto quando ingerido indiscriminadamente. A informação foi apontada pelo "Scientific Reports". Na pesquisa o resultado foi que o medicamento pode causar riscos de desordens do ddesenvolvimento neurológico e do tipo de TDAH em crianças, podendo ser desenvolvido durante a gestação.

Os pesquisadores utilizaram ratas grávidas como cobaias e tiveram uma conclusão impressionante. Elas receberam paracetamol durante nove dias, e o resultado foi prejudicial para as descendentes da mãe e também na geração posterior.

Os estudiosos apontaram efeitos modestos mas que são prejudiciais. A fêmea apresentou redução no tamanho do ovário e alteração da função reprodutiva. Além disso, tiveram o desenvolvimento de células germinativas, que dão origem a óvulos e espermatozoides enquanto o feto ainda está no útero.

Vale lembrar que os ratos e os seres humanos possuem sistemas reprodutivos semelhantes. Por isso fica o alerta para que as futuras mamães não comentam erros durante a gestação. Qualquer tipo de medicamento nesta fase deverá ser orientada por um médico.


Image title

Fonte: Meio Norte