Um grupo armado invadiu, no começo da manhã de ontem, as dependências do 27º DP (João XXIII) e resgatou nove presos. O ataque aconteceu por volta de 6 horas, quando só havia um único policial civil - o inspetor José Maria de Vasconcelos - na permanência daquela distrital.
O plano de fuga começou quando uma mulher, ainda desconhecida, chegou ali e pediu ao policial que abrisse a porta para que ela pudesse entregar-lhe lanche, seria o café da manhã para um dos 21 presos ali recolhidos.
Quando o policial abriu a porta da delegacia foi atacado por cinco homens armados de revólveres. Um deles portava também um pé-de-cabra. A quadrilha rendeu o inspetor e o levou até o xadrez, onde as três celas foram abertas. Os nove presos saíram e o policial civil foi trancado na cela de número três. Desta, fugiram cinco presos: Francisco de Assis Xavier, Francisco Hélio da Silva, Renato Andrade Nepomuceno e os irmãos Fabrício Araújo da Luz e Flávio Araújo da Luz. Quase todos acusados de assaltos.
Da cela número dois, ninguém quis fugir. ´Não é vantagem´, justificou um deles, ontem de manhã, à equipe do Diário do Nordeste. Da cela número um, fugiram Antônio Samuel Chagas Dias, Francisco Adriano Lemos da Silva, Francisco Mendonça Pinheiro e Valdinei Andrade de Lima. Todos eram acusados de assalto à mão armada. Na cela permaneceram dois presos.
Ao tomar conhecimento da fuga, a delegada Verônica Barroso, que está respondendo interinamente pelo comando da delegacia, foi para o local e iniciou as diligências com sua equipe à procura dos fugitivos. ´Nossa maior dificuldade é o efetivo reduzido. Para o trabalho de rua temos apenas três policiais. Na delegacia ficam um escrivão, um permanente e o inspetor-chefe´, explicou.
Segundo ela, já há pistas de quem seria o alvo dos bandidos que fizeram o resgate. ´Vamos resguardar esta informação até que as investigações estejam bem adiantadas´, acrescentou o inspetor Romário.