O técnico Heriberto da Cunha percebeu ontem, que para tirar o Fortaleza das proximidades da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro, precisará trabalhar em duas frentes: de um lado aprimora a tática, e de outro impõe a disciplina, nem que seja no berro.
Durante o coletivo de ontem à tarde no Estádio Castelão, com vistas ao jogo de sábado, às 16 horas contra o Bahia, o técnico discutiu com o zagueiro Vítor, aos 15 minutos do coletivo. Vítor não atendeu a uma instrução passada pelo treinador e ao ser advertido em voz alta pelo comandante, respondeu: “a gente não pode falar aqui, eu estou certo”. “Certo nada, quem manda nessa p.. sou eu. Saia do treino”, bradou Heriberto, a plenos pulmões. Vítor saiu do treinamento, ficou sentado no banco de suplentes e depois conversou com o preparador físico, Joelton Urtiga e com Fábio Oliveira.
Como diz o ditado, há males que vêm para bem. Quando Heriberto sacou Vítor do time, acabou tendo outras idéias e o episódio clareou sua mente para a segunda parte do coletivo. Heriberto testou duas formações. A primeira foi a seguinte: Tiago Cardoso; Vítor, Erandir e Preto; Michel Gaúcho, Leandro, Thiago Almeida, Paulo Isidoro e Eusébio; Osvaldo e Léo Jaime. Com a discussão com Vítor, o técnico mudou quase tudo para os 30 minutos finais do treinamento. Vale ressaltar que o episódio foi superado. Vítor, que passa por problemas particulares, conversou com o treinador, pedindo desculpas, ainda no intervalo. Quando ele saiu, o zagueiro Gaúcho ocupou seu lugar no ensaio, porém, a nova formação dos titulares encerrou com Vítor no time e o desempenho do grupo foi melhor. O novo time ficou assim: Tiago Cardoso; Vítor, Gaúcho e Preto; Erandir, Thiago Almeida, Simão, Eusébio e Chiquinho; Paulo Isidoro e Osvaldo. O lateral Chiquinho, de meia esquerda, mostrou muita habilidade, mas ainda está sem condicionamento físico.
O Leão volta a realizar treino tático hoje à tarde no Estádio Presidente Vargas, mas sem acesso para o torcedor.