Fechar [x]
Disputa no PSDB pela presidência da Câmara foi deflagrada

Central de Assinantes

Disputa no PSDB pela presidência da Câmara foi deflagrada

Quatro nomes do PSDB disputam a vaga

Avalie     0 de 5
Diminuir Letra Aumentar Letra
10/10/2008 - 14h57
fonte Carlos Rocha Jornal Meio Norte



A elevada votação nas urnas pode não garantir ao ex-prefeito e a partir de 1o de janeiro vereador Firmino Filho (PSDB) a presidência da Câmara. Há pelo menos mais três concorrentes a vaga de presidente. O próximo presidente vai ter de suar a camisa e conversar muito para convencer os seletos eleitores que escolhem o presidente do poder legislativo municipal.
A vereadora Teresa Britto (PV) reconhece que a disputa já começou e que há pelo menos dois concorrentes oficiais e dois nos bastidores. Os concorrentes já oficiais a vaga são os vereadores eleitos Firmino Filho e Edson Melo (PSDB). Correm por fora dois tucanos e ex-presidentes da Câmara que vão estrear novos mandatos no dia 1o de janeiro: Renato Berger e José Ferreira. “Mudou muito a composição da Câmara e tem a tradição de quem tem a maior bancada indica, mas isso vai se dar através de muita conversa”, disse a vereadora Teresa Britto destacando que não basta o PSDB ter a maior bancada para poder indicar o novo presidente.
O novo vereador e um dos postulantes a vaga de presidente, Renato Berger (PSDB) leva em conta que o presidente da Câmara pode ou não ser do PSDB. “O partido com o maior número de vereadores normalmente escolhe, mas não necessariamente. Na primeira vez que fui presidente não era do partido do prefeito e nem do candidato a prefeito”, ponderou o vereador eleito. Sobre apresentar-se como candidato Renato Berger diz que ainda pretende conversar com o prefeito para o seu retorno ou não para a Secretaria de Esportes.
“Primeiro vou ouvir o prefeito se volto para a secretaria. Caso ele não ache é uma coisa a se conversar com a bancada. Dentro da bancada tem nomes como o Edson, o Firmino. Eu não vou dizer para você que eu não tenho interesse. Todo mundo tem”, comentou Renato Berger acrescentando que só buscaria a presidência se não houvesse brigas. Renato Berger defendeu ainda o acordo e preferiu não se posicionar sobre escolher entre Firmino Filho e Edson Melo. “São grandes nomes”, comentou.
Teresa Britto disse que já foi procurada pelos candidatos a vaga, mas disse que não há uma definição de qual nome pretende apoiar. “Temos um grupo. Vamos discutir e decidir em quem vamos votar”, comentou a parlamentar acrescentando que o seu grupo pode até mesmo não votar em um candidato do PSDB. Para a parlamentar é importante que o novo presidente do legislativo municipal a partir do ano que vem consiga ser uma figura capaz de aglutinar apoios e capacidade administrativa. “Vamos analisar e ver ou um candidato do PSDB ou de outro partido. Vamos votar em um candidato que se aglutine em uma boa convivência e uma boa administração”, comentou.
A necessidade de uma boa administração para Teresa Britto deve-se ao fato de que a nova legislatura vai trabalhar na nova sede da Câmara, o que exige do novo presidente um perfil de administrador. “A nova Câmara precisa de uma boa administração e isso tem em todos os partidos”, comentou. (C.R.)
anuncio     Leia mais sobre Política no Jornal Meio Norte. Clique e receba em sua casa.
Avalie     0 de 5
Diminuir Letra Aumentar Letra
comentarioscomentários

Deixe seu comentário

  (não será divulgado)
500  caracteres restantes

Envie mas informações sobre essa matéria

  (não será divulgado)
500  caracteres restantes
Coordenador:Ananias Ribeiro - ananiasribeiro@meionorte.com
Todos os direitos reservados. meionorte.com
meionorte.com: Anuncie | Cadastre-se | Trabalhe Conosco
Fale conosco: meionorte@meionorte.com | 86 2107.3032
Conheça o Jornalismo do Bem
Resoluçao indicada: 1024 x 768
Aprenda a ajustar sua resolução
Conheça nossa equipe