A equipe da Nova Zelândia, Orion Health, foi a primeira a cruzar a linha de chegada do Ecomotion 2008, em Jericoacoara, no Ceará, exatamente às 12h35 dessa quinta-feira (6), depois de uma jornada de três dias e 21 horas de prova de muita resistência.
O segundo lugar foi conquistado pelos norte-americanos da Nike, que chegaram por volta das 13h. Eles foram os campeões mundiais do ano passado e conseguiram manter-se à frente da Sole, também dos EUA, e que ficou em terceiro lugar.
No entanto, enquanto as seis primeiras equipes já fazem a festa por terem garantido suas vitórias, o mundial 2008 de corrida de aventura que envolveu a Rota das Emoções, formada por Piauí, Maranhão e Ceará, ainda não terminou. Muito menos para a equipe piauiense Canion Esportes de Aventura, liderada por Luciano Uchôa, que tem demonstrado muito mais que força de vontade durante toda a prova.
Atletas como Antonio de La Rosa, da equipe espanhola Castilla y Leon es vida, conhecido por acumular títulos mundiais em campeonatos semelhantes, desistiram antes de completar a prova. Segundo a organização, não agüentaram as condições climáticas da região somadas ao desgaste das provas que requerem extremo esforço físico.
E mesmo sofrendo cortes para completar o campeonato até sábado (8), prazo limite estipulado pela organização, os piauienses não desistem. Agora é torcer por esta equipe, que já é considerada uma vitoriosa.