A Secretaria da Justiça terá um reforço na frota de carros-celas para melhorar o Setor de Transporte do Sistema Penitenciário do Piauí. Os veículos já receberam selos da Secretaria e serão encaminhados para os estabelecimentos prisionais após solenidade de entrega oficial dos veículos pelo governador Wellington Dias.
As viaturas estão no ginásio da Casa de Custódia de Teresina e foram adquiridas com recursos do Governo do Estado e pelo Ministério da Justiça, através do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Com recursos próprios, o Estado liberou verbas para compra de quatro viaturas. Já o Depen encaminhou três veículos.
Além das novas viaturas, a Secretaria da Justiça também recebeu doação de carros da Polícia Federal, que serão destinados aos presídios onde é intenso o transporte de detentos. De acordo com a secretária da Justiça, Cléia Maia, o reforço na frota do Sistema Penitenciário é importante para manter os atendimentos aos apenados.
“Os presídios necessitam aumentar o número de viaturas para garantir o transporte dos internos quando da realização de audiências judiciais, procedimentos médicos mais complexos e até para manter as atividades administrativas a contento”, explica a secretária.
A última vez que a Secretaria da Justiça reforçou a frota de veículos foi em março de 2003, quando foram encaminhadas cinco viaturas e uma ambulância para atender os detentos do Hospital Penitenciário Dr. Valter Alencar. No ano passado, a Superintendência da Polícia Federal no Piauí doou viaturas para o Sistema Penitenciário. Os veículos foram repassados aos presídios do interior do Estado.