Fechar [x]
Inflação para a baixa renda é a maior desde junho

Central de Assinantes

Inflação para a baixa renda é a maior desde junho

Taxa voltou a superar a do IPC, para o conjunto da população

Avalie     0 de 5
Diminuir Letra Aumentar Letra
05/11/2008 - 09h26
fonte G1



Depois de registrar deflação em setembro, o Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1) acelerou forte no mês passado. O indicador, que mede a variação de preços para famílias com renda entre um e 2,5 salários mínimos mensais passou de –0,57% para 0,66%, na maior taxa desde junho de 2008, quando ficou em 1,29%.

Com esse resultado, o índice calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) acumula alta de 3,36% no ano e de 7,97% nos últimos 12 meses.

Com os preços dos alimentos em alta (1,01% em outubro, ante –1,65% em setembro), o IPC-C1 subiu mais que a taxa para o conjunto da população (IPC), que ficou em 0,47% em outubro. Isso porque essa classe de despesa tem maior peso sobre o primeiro indicador que sobre o segundo. No ano e em 12 meses, as taxas acumuladas também superam as do IPC, que registrou variação de 5,93% e 5,95%, respectivamente.

Entre os produtos alimentícios, os destaques de alta na passagem do nono para o décimo mês do ano vieram de arroz e feijão (de -3,55% para 3,58%), frutas (de 2,32% para 6,36%), carnes bovinas (de 0,74% para 4,10%), pescados frescos (de -1,74% para 1,97%) e hortaliças e legumes (de -10,46% para -2,15%).

Contribuíram também para a aceleração do índice os grupos vestuário (de 0,43% para 1,89%), educação, leitura e recreação (de -1,03% para 0,20%), saúde e cuidados pessoais (de -0,08% para 0,29%), habitação (de 0,24% para 0,33%) e transportes (de 0,00% para 0,01%).

A única classe de despesa que registrou recuo em sua taxa de variação foi despesas diversas (de 1,45% para 0,54%).
anuncio     Leia mais sobre Economia no Jornal Meio Norte. Clique e receba em sua casa.
Avalie     0 de 5
Diminuir Letra Aumentar Letra
comentarioscomentários

Deixe seu comentário

  (não será divulgado)
500  caracteres restantes

Envie mas informações sobre essa matéria

  (não será divulgado)
500  caracteres restantes
enquetesenquetes
Quais das leis criadas pelo deputado Antônio Félix, contribuiu diretamente para você?
Lei do Câncer de Prostata - Que garante o exame gratuito
Lei da Cota Social na Uespi - Reserva vagas aos estudantes de escolas públicas
Lei do Fracionamento do Gás de Cozinha -Em botijões de 5kg e 8kg
Lei do Fundo de Pesquisas - Financia pesquisas e o desenvolvimento científico
Coordenador:Ananias Ribeiro - ananiasribeiro@meionorte.com
Todos os direitos reservados. meionorte.com
meionorte.com: Anuncie | Cadastre-se | Trabalhe Conosco
Fale conosco: meionorte@meionorte.com | 86 2107.3032
Conheça o Jornalismo do Bem
Resoluçao indicada: 1024 x 768
Aprenda a ajustar sua resolução
Conheça nossa equipe