As avenidas largas, as tesourinhas do Plano Piloto e os cruzamentos sem semáforos fizeram Brasília ser conhecida nacionalmente pelas facilidades no trânsito.
A simplicidade das vias também incentivou mais da metade da população a ter um carro próprio. Algumas décadas após a inauguração, no entanto, a hoje capital do milhão de veículos atrai um problema, além dos acidentes e dos congestionamentos diários: a ação de quadrilhas especializadas em furto e roubo de automóveis, motos, ônibus, microônibus e caminhões.
Tanto os ataques à mão armada quanto os sem ameaça crescem a cada ano no Distrito Federal. Levantamento da Secretaria de Segurança Pública do DF revelou aumentos na comparação dos 10 primeiros meses de 2007 em relação ao mesmo período de 2008 (veja arte).
Houve 1.321 roubos entre janeiro e outubro do ano passado e 1.685 neste ano — variação de 27,5%. Já os furtos subiram de 6.691 ocorrências para 6.822 (1%). O total é de 8.507 casos até outubro de 2008. Ou seja, um motorista fica sem o veículo a cada 51 minutos no DF. Mas cerca de 60% são recuperados pela polícia todos os meses.
Polícia prende 13 pessoas acusadas de roubo de veículos no DF, Ceará e Piauí
Ary Filgueira - Correio Braziliense Comentários Avalie esta notícia
Publicação: 15/12/2008 18:57 Atualização: 15/12/2008 19:00 A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira (15/12) 13 pessoas acusadas de integrarem uma quadrilha nacional de roubo, furto, receptação, adulteração de veículos automotores e falsificação de documentos públicos. As prisões foram feitas no Distrito Federal. Piauí e Ceará. Foram 9 prisões no DF, duas no Ceará e duas no Piauí, além de oito mandados de busca domiciliar.
A quadrilha é responsável pelo furto de pelo menos 50 veículos no DF, entre carros e motocicletas. Foram dois meses e meio de investigação da Operação Sertão. Os acusados podem pegar até 25 anos de prisão.
Leia mais na edição desta terça-feira do Correio Braziliense