1ª etapa da vacinação contra polio começa dia 18

Todas as Regionais DA Sesapi já estão mobilizadas e preparadas.

Ilustração. | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vacinação contra a poliomielite em 2011 terá início no dia 18 de junho e segue até 15 de julho. No Piauí, a primeira etapa da campanha contará com 353.400 doses da vacina e tem como meta imunizar pelo menos 250 mil crianças em todo o Estado.

De acordo com a Coordenação de Imunização, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), todas as Regionais já estão mobilizadas e preparadas para essa primeira etapa da campanha. ?Nesta sexta-feira (10) finalizamos as entregas da doses, com as regionais de Floriano e São Raimundo. Com isso esperamos alcançar a meta de vacinação em pelo menos 95%?, afirma a médica da coordenação, Liana Medeiros.

A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1989, porém o vírus ainda circula no mundo, o que torna necessário a vacinação para manter a erradicação da doença.

Crianças com até cinco anos de idade devem ser encaminhadas aos Postos de Saúde a partir do dia 18 de junho.

Surto de Sarampo preocupa Ministério da Saúde

Pais ou responsáveis também deverão vacinar as crianças contra outra grave doença: a preocupação com o surto de sarampo pela Europa motivou o governo brasileiro a aproveitar a estratégia da vacinação contra a poliomielite, para também garantir a imunização contra o sarampo.

A vacinação, no entanto, somente ocorrerá na segunda etapa da campanha contra pólio, programada para o dia 13 de agosto. Nessa data, as crianças deverão ser novamente encaminhadas aos postos de vacinação para receber mais duas gotinhas contra a poliomielite e contra o sarampo.

Modelo

A estratégia brasileira em dividir a campanha de poliomielite em duas etapas, para crianças menores de cinco anos de idade, garantiu a erradicação da doença e serviu de exemplo para outros países. No 32º ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, o Brasil comemora mais de duas décadas livre da doença. Em 2011, a garantia dessa erradicação também pretende ser estendida ao sarampo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES