25 de maio é o dia internacional em alusão à criança desaparecida

A data marca um momento de luta e enfrentamento da situação.

25 de maio é o dia internacional da criança desaparecida. A data foi escolhida em memória ao desaparecimento do menino americano Etan Patz, de seis anos de idade. O episódio aconteceu em 1979, nos Estados Unidos. A data ganhou proporções nacionais em 1983, quando o presidente Ronald Reagan proclamou o Dia Nacional da criança Desaparecida. Em 1986, o dia ganhou reconhecimento internacional.

“Esse é um dia de luta, um dia de enfrentamento. Infelizmente no Brasil nós temos muitas crianças desaparecidas. Nossa principal intenção é sensibilizar a sociedade como um todo para ter mais cuidado com essas crianças, e se caso identifique alguma situação suspeita deve denunciar”, esclarece a Gerente de Proteção Social Especial da SEMTCAS, Iracilda Braga.

Ainda segundo a gerente, a data é importante por que nos faz refletir, além de nos tornar vigilante e atento a esse tipo de situação que é grave e que acaba prejudicando essa criança ou adolescente na medida em que viola totalmente o seu direito de convivência familiar e o coloca em situação de sofrimento.

Em Teresina, caso a população identifique alguma situação suspeita deve denunciar a Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente pelo número: 3216-2676, Disque 100, ou Disque Cidadania, pelos números: 0800 086 2400 ou 0800280 5688.

Fonte: Assessoria