3 xícaras de café por dia diminui o risco de morte, aponta pesquisa

Diminui risco por doenças cardíacas, parkinson ou diabetes tipo 2.

Se você é daquele tipo de pessoa que não larga um café por onde anda, já pode se sentir feliz. Estudos feitos através de uma pesquisa na Harvard mostra que beber de três a cinco xícaras de café por dia pode diminuir os riscos de morte por doenças cardíacas, Parkinson ou diabetes tipo 2.

E não pense você que isso é mérito da cafeína. Os cientistas acreditam que os benefícios estão relacionados com os compostos das plantas do café.

Para Ming Ding, cientista-chefe da Harvard TH Chan School of Public Health (EUA), os compostos bioativos presentes no café ajudam a reduzir a resistência à insulina e a inflamação sistemática das células, mas novos estudos na área são necessários para investigar os mecanismos que produzem esses efeitos.

Os resultados, publicados na revista Circulation, analisaram três estudos realizados com 208.501 voluntários - masculinos e femininos. Na pesquisa, o consumo moderado de café reduziu o índice de morte prematura por meio de doenças. A análise também considerou outros fatores, como tabagismo, IMC (índice de massa corporal), nível de atividade física, consumo de álcool e dieta.

Os pesquisadores ressaltam ainda que, para cuidar da saúde do coração, é preciso seguir um estilo de vida saudável – e não somente incluir o café na rotina.

Image title


Fonte: Com informações do Brasil Post