37 municípios registram alto índice de dengue no Piauí

37 municípios registram alto índice de dengue no Piauí

Esse dado aponta aquelas cidades onde já foram registrados 30 ou mais casos em 10 mil habitantes

São pelo menos 37 municípios piauienses na lista dos que apresentaram alto índice de casos de dengue. Esse dado aponta aquelas cidades onde já foram registrados 30 ou mais casos em 10 mil habitantes. A informação é apresentada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). As informações são preocupantes porque já superam o número de casos registrados no período de janeiro a até esse mês, se comparado com o mesmo período no ano passado.

?Em todos esses municípios a situação já está controlada e no entanto é preciso enfatizar que a prevenção é um fator fundamental?, comenta o supervisor de entomologia da coordenação de vigilância ambiental da Sesapi, Ocimar de Alencar. Ele lembra que o aumento de casos foi de 7,2% e que muito se deve a fatores climáticos, como as altas temperaturas. No levantamento, o Piauí já notificou 5.812 casos de dengue, número maior que os 5.475 do ano passado.

Estão na lista com elevados registros de dengue os municípios Anísio de Abreu, Angical do Piauí, Arraial, Floriano, Cajazeiras, Campo Maior, Francisco Aires, Inhuma, Ipiranga, São Félix, Marcos Parente e Guaribas, entre outras. Ocimar relata que esses municípios concentram os vetores transmissores e que ?é preciso que a população colabore com as ações de combate à proliferação dos mosquitos?.

Em sua forma mais grave, a dengue hemorrágica, foram notificados 15 casos em todo o Estado. O Piauí só registrou três óbitos provocados pela doença. Eles estão distribuídos por municípios diferentes, Teresina, Marcos Parente e Inhuma, cada um deles com um caso de morte. Ocimar de Alencar declara que a Secretaria está promovendo mutirões, campanhas de prevenções e carros fumacê, além, é claro, de monitorar o aumento dos casos, para que a situação não se torne mais grave.

No início desse mês o estado entrou na lista do Ministério de Saúde junto com outros nove estados no critério do alto risco de dengue. A lista Risco Dengue utiliza cinco critérios básicos: três do setor Saúde ? incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito aedes aegypti e tipos de vírus da dengue em circulação; um ambiental ? cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo; e um demográfico ? densidade populacional.

Para combater de forma mais acentuada os casos nas cidades piauienses, são implantados os planos municipais de execução de combate à dengue. Em todo o Estado já são 50 cidades com essa ação contingencial.

Fonte: Thays Teixeira - Jornal Meio Norte