Infrações por falta do uso de capacete crescem,diz Ciptran

Infrações por falta do uso de capacete crescem,diz Ciptran

Em 2º e 3º lugar no resumo das infrações mais cometidas estão a condução de veículo sem possuir Carteira

Dados da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), referentes ao mês de janeiro, revelam que foram registradas em Teresina 1.061 infrações, sendo 40% em relação à condução de motocicleta sem utilização de capacete ou acessório de segurança. Essa infração chegou a 424 ocorrências, sendo considerada de natureza gravíssima.

Em segundo e terceiro lugar no resumo das infrações mais cometidas estão a condução de veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e condução de veículo não registrado ou devidamente licenciado, com 21% e 11% das ocorrências consideradas gravíssimas, respectivamente. Essas infrações somadas chegam a 345 notificações.

Outro dado que também chama a atenção no relatório é a condução de veículos sem documentos obrigatórios. Foram registradas 106 ocorrências na capital. Caso condutor seja flagrado dirigindo sem o documento do veículo, o automóvel será recolhido. Se o condutor não estiver portando a CNH, o veículo ficará retido até que se apresente outro condutor devidamente habilitado para que haja a liberação do veículo.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) vem realizando constantemente ações educativas a fim de conscientizar os condutores para que utilizem seus veículos de maneira correta, diminuindo assim o número de infrações cometidas e conseqüentemente, os acidentes. A imprudência e falta de respeito à legislação de trânsito são as maiores causas dos acidentes.

Fonte: Detran