5° caso da gripe suína no Maranhão

Esse caso confirmado não estava incluso na lista dos casos suspeitos e foi logo considerado confirmado

Foi confirmado o 5º caso da gripe Influenza A no Maranhão. Uma mulher, de 40 anos, moradora de Açailândia, teve o diagnóstico confirmado por vínculo clínico-epidemiológico, após ter contato direto com pessoas infectadas com H1N1 e apresentar sintomas da gripe.

Esse caso confirmado não estava incluso na lista dos casos suspeitos e foi logo considerado confirmado atendendo ao novo protocolo do Ministério da Saúde. De acordo com o documento "caso suspeito para o qual não foi possível ou não foi indicado coletar ou processar amostra clínica para diagnóstico laboratorial e que tenha sido contato próximo de um caso laboratorialmente confirmado ou pertença à mesma cadeia de transmissão" deve ser considerado como confirmado da gripe A. Mesmo assim, uma amostra do sangue da mulher foi coletado e está no Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, a mulher entrou em contato com casos confirmados em um voo São Paulo/ Belo Horizonte e apresentou os sintomas da gripe logo depois.

Segundo a Secretaria de Comunicação do município de Açailândia, a mulher que pode ter contraído o vírus H1N1 está sendo acompanhada, desde segunda-feira, por uma equipe da Secretaria de Saúde do município preparada especialmente para atender o caso. A paciente já está tendo um tratamento voltado para a nova gripe.

Nesta quinta-feira, 8h, acontece uma coletiva com a equipe que está tratando da mulher e com o secretário de Saúde do município, Juliano Roldi. A Prefeitura de Açailândia frisa ainda que não é necessário pânico, nem preocupação da população, já que há estrutura e pessoas preparadas para tratar de casos da Influenza A.

Fonte: Imirante, www.imirante.com.br