5° Salão do Livro inicia dia 12 na cidade de Parnaíba com homenagem a Assis Brasil

A “Casa do Escritor” será uma sala com exposição de fotos, livros, prêmios, além de um espaço para venda de livros, autógrafos e bate papos com o próprio homenageado.

A cidade de Parnaíba, que vem se destacando por sediar grandes eventos culturais, como o Calçadão Cultural, o Arte Bairros, o projeto Curta a Minha Banda, os jogos Olímpicos Estudantis e a Mostra Parnaíba de Música Independente Brasileira, está se preparando para mais um evento na área da cultura.

Trata-se do Salão do Livro de Parnaíba (5º Salipa) que será realizado no período de 12 e 15 deste mês. Este ano o homenageado será o autor piauiense Assis Brasil. Ele é o primeiro a ser homenageado em vida no Salão do Livro de Parnaíba e ganhará um espaço especial para divulgação de sua trajetória profissional.

A “Casa do Escritor” será uma sala com exposição de fotos, livros, prêmios, além de um espaço para venda de livros, autógrafos e bate papos com o próprio homenageado. Como todo evento que tende a crescer a cada nova edição, a organização também apostou em uma nova roupagem neste 5º Salipa. A programação na parte da manhã será toda dedicada às crianças (com espetáculos) e aos professores/ coordenadores/ diretores (com oficinas), visando um melhor aproveitamento das visitas escolares.

À tarde, a programação será voltada para palestras com temas variados, voltado ao público adulto. No turno da noite, o coroamento de escritores nacionais, além de shows musicais. Os bate-papos literários com lançamentos de livros serão durante a manhã e no fim de tarde.

Este ano a Feira de Livros será realizada embaixo da Ponte Simplício Dias e os shows musicais serão oferecidos nas Ruínas do Porto das Barcas, onde também serão montados alguns estandes para venda de alimentação.

Diferente das edições anteriores, as inscrições serão realizadas no local nas horas que antecedem as palestras, no mesmo molde de um credenciamento realizado em grandes eventos. Não há necessidade nem obrigatoriedade do participante assistir a todas as palestras, pois os certificados serão emitidos conforme participação.

A pessoa se credencia ao participar de sua primeira palestra e nas palestras seguintes, só assina uma lista de presença, que servirá para registro de sua carga horária. Entre as muitas atrações estão o show musical com o humorista e cantor João Claudio Moreno e uma palestra com a escritora e jornalista carioca Sônia Rodrigues, que vai enfocar “Nelson Rodrigues por ele mesmo”.

Fonte: Raimundo Gomes