52 hospitais terão alas isoladas para pacientes com gripe suína no Brasil

Não há indício de transmissão dos casos confirmados para outras pessoas no Brasil

Após a confirmação de quatro casos de influenza a no Brasil, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse, em entrevista ao Bom Dia Brasil, nesta sexta-feira (8), que as pessoas estão sendo orientadas, os caso confirmados estão sendo isolados e sendo tratados.

?Colocamos em ação um plano como em 2003 com a gripe aviária, então foi feito um trabalho de 19 centros de vigilâncias, preparamos 52 hospitais para poder isolar os eventuais casos. O cidadão comum tem que confirmar que tudo está sendo feito para a segurança dele", informou.

Segundo Temporão, é a primeira vez que uma doença está sendo monitorada em tempo real, e que isso não tinha acontecido antes. Ele afirma que é possível tratar 12.500 pessoas com medicamento especifíco no país, e que há matéria-prima para fazer mais 9 milhões de tratamentos, se necessário.

O ministro disse que tudo está sendo feito, mas existe uma preocupação.

?Os cientistas não sabem dizer o que vai acontecer com essa doença. É um vírus novo. Os casos confirmados não parecem ser muito graves, mas ninguém sabe como o vírus vai se comportar. Uma segunda onda pode acontecer daqui a algum tempo como foi no caso da gripe espanhola?.

Segundo o ministro não tem sentido usar a máscara. Somente as pessoas confirmadas com a doença é que devem utilizá-la para evitar que infecte outras pessoas. E a população também não deve se automedicar.

?A pior coisa que pode ser feita agora é comprar um antigrupal comum?, alerta Temporão.

O ministro disse que a orientação da Organização Mundial de Saúde é que na há restrição de trânsito de pessoas, mas quem puder, deveria evitar viajar para países com casos da doença como os Estados Unidos e México.

?Se a viagem não é urgente e necessária não viaje. Vamos aguardar o que vai acontecer nas próximas semanas?, aconselha o ministro.

Ainda segundo o ministro, há 15 casos da doença sendo analisados e o resultados possivelmente sairão nesta sexta.

Quem tiver alguma dúvida sobre a doença pode ligar para 0800-611997.

Quatro casos registrados no Brasil

Os quatro casos são de brasileiros adultos jovens ? todos teriam contraído a doença no exterior. dois casos são de são paulo, um do rio de janeiro e outro de minas gerais. Três dos casos confirmados são de pessoas que estiveram recentemente no méxico; o outro, é de uma pessoa que esteve no estados unidos. O ministro Temporão disse que todos passam bem.

Fonte: g1, www.g1.com.br