67% dos brasileiros lavam as mãos cinco ou mais vezes ao dia

67% dos brasileiros lavam as mãos cinco ou mais vezes ao dia

Uma médica infectologista explica que a lavagem correta leva menos de 40 segundos.

Para manter a saúde em dia, um hábito é fundamental: lavar as mãos. É simples, mas tem uma técnica especial.

Lavar as mãos é um gesto comum, quase automático, um hábito saudável e com muitos adeptos no Brasil.

Uma pesquisa feita em 13 países mostra que o Brasil está no alto do ranking da higiene. Ao todo, 67% dos brasileiros lavam as mãos cinco ou mais vezes ao dia; 59% dos canadenses lavam as mãos tanto quanto nós e 55% dos ingleses e americanos também. A China ocupa o posto mais baixo da lista: apenas 25% dos chineses lavam as mãos mais de cinco vezes por dia.

Nilda e Letícia têm o habito de lavar as mãos desde a infância. No dia a dia da casa, principalmente na cozinha acabam lavando as mãos muitas vezes. ?Toda hora. Eu sou viciada em lavar as mãos. Eu lido com a saúde. Eu sou fisioterapeuta. Então, eu sou obrigada a manter a higiene, tanto quanto meu paciente?, declara a fisioterapeuta Letícia Barros.

Mas quantidade não quer dizer qualidade. Para evitar realmente doenças, é preciso ter uma técnica.

A médica infectologista Dominique Thielmann explica que a lavagem correta leva menos de 40 segundos. O primeiro passo é tirar anéis e aliança. ?Primeira coisa é esfregar a palma das mãos. Em seguida, esfregar o dorso, tomando cuidado para limpar entre os dados, limpar o espaço entre as digitais, o dorso das mãos. Não podemos esquecer os polegares, a ponta dos dedos, mais contato com as coisas e os punhos?, detalha ?O ideal é não voltar a tocar na torneira, porque a torneira foi aberta com as mãos sujas. Em casa, pode-se utilizar toalha, mas na rua o ideal é ter o papel toalha descartável?.

Desse jeito, já dá para combater as doenças mais comuns. ?É a principal medida pra evitar mais comuns, como a gripe e diarréia. Além depois de ir banheiro, antes de manipular alimentos, sempre fazer higiene das mãos, depois de espirrar, tossir. É uma das medidas para prevenir gripe, incluindo a Gripe A?, afirma a médica.

Fonte: g1, www.g1.com.br