7,5 milhões devem fazer o Enem em 2018, anuncia MEC

Em 2018, 88% dos 3,8 milhões de pedidos de isenção foram aprovadas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dos candidatos que receberam isenção do governo federal para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não compareceram aos dois dias de prova, 4,3 mil conseguiram novamente a gratuidade.

Para garantir o abono, eles tiveram que apresentar documentos que comprovassem o motivo da ausência. Entre os comprovantes considerados aceitáveis estão escala de trabalho, transferência de serviço, boletim de ocorrência, atestado médico, certidão de óbito e certidão de casamento.

Esta foi a primeira vez na história do Enem que este tipo de prestação de contas foi exigido. O prazo para as inscrições começou às 10h desta segunda-feira (7) e segue até o dia 18 de maio, às 23h59. Quem conseguiu o abono da taxa – que custa R$ 82 – também deve se inscrever normalmente pelo site do Participante.

Segundo o Ministério da Educação, a expectativa é receber 7,5 milhões de inscrições.

Ao todo, 88,02% das 3.818.663 solicitações foram aprovadas, garantindo a 3.361.468 pessoas o direito de não pagar inscrição, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Do total de candidatos que pediu o abono, 208.588 foram isentos da taxa no ano passado e não compareceram ao exame. No entanto, apenas 8.486 apresentaram documentos que justificassem a ausência, mas apenas 4.345 receberam o direito.

Dois tipos de inscrição

Para fazer a inscrição, é necessário informar o número do CPF e do RG para que seja criada uma senha. É ela que dará acesso, futuramente, ao cartão de confirmação e aos resultados, por exemplo. Também é preciso ter um número de celular e e-mail válidos para receber comunicados do Inep.

Além desses dados, os estudantes têm de informar se necessitam de algum atendimento especializado no dia da prova (como para pessoas com deficiência ou lactantes). Em outra etapa da inscrição, precisam marcar se a língua estrangeira cobrada na prova será o inglês ou o espanhol. Veja as duas formas possíveis de inscrição:

Sistema simplificado

Este modelo é para quem fez o pedido de isenção da taxa de inscrição e, por isso, já registrou CPF e senha. Mesmo os candidatos cuja solicitação foi negada devem se inscrever pelo sistema simplificado. Neste caso, porém, será gerada uma Guia de Recolhimento à União (GRU). Para todos os casos, não é preciso preencher o questionário socioeconômico.

Os estudantes que estão concluindo o último ano do Ensino Médio na rede pública também fazem inscrição por este sistema.

Sistema completo

Esta forma de inscrição é para quem não recebeu a isenção da taxa. Neste caso, as únicas diferenças são que o candidato terá de preencher o questionário socioeconômico e gerar o GRU para pagamento da inscrição.

No caso dos estudantes que terão de pagar para se inscrever, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é dia 23 de maio. Mesmo que haja um feriado regional e os bancos não funcionem, a data-limite não será alterada, segundo o Inep.

Não conseguiu imprimir o boleto?

Os candidatos que não estiverem conseguindo imprimir o GRU para pagar a taxa de inscrição devem sair do sistema e entrar novamente, sugeriu a presidente do Inep, Maria Inês Fini. Segundo ela, normalmente, está é uma falha que ocorre em função do navegador.

Terminando o Ensino Médio

Dentro do grupo de candidatos que têm direito à isenção garantido por lei, os estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio em escola da rede pública tiveram que solicitar o abono da taxa – diferente do que ocorria em anos anteriores.

Mesmo assim, todos os alunos nesta condição serão isentos, segundo o Inep. "Nós percebemos que muitos alunos não ficaram sabendo que tinham que pedir a isenção. Então vamos abonar para todos eles, mas no ano que vem já tem que ficar ligado porque comça a valer", explicou a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos.

O processo que, antes, era automático quando o candidato informava o código da escola e o ano da matrícula será anual. Segundo o balanço do Inep, 971.924 candidatos nesta situação foram isentos da taxa de R$ 82. No ano passado, esse número foi de 1.486.448.

Datas das provas

O Enem acontecerá em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro:

04/11: 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação.

Duração: 5h30

11/11: 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.

Duração: 5h (30 minutos a mais do que em 2017)

Horários das provas

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Encerramento das provas: 19h (primeiro dia) e 18h30 (segundo dia)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES