8 mil cartas ainda não foram adotadas pela campanha “Papai Noel dos Correios”

8 mil cartas ainda não foram adotadas pela campanha “Papai Noel dos Correios”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o começo de novembro, a campanha “Papai Noel dos Correios” de 2014, já recebeu mais de 13 mil cartas, dentre essas, cerca de cinco mil foram adotadas, mas ainda faltam outras 8 mil para serem apadrinhadas. Os presentes serão entregues para as crianças no dia 18 de dezembro, portanto, quem quiser presenteá-las devem escolher a cartinha e deixar o presente na Agência Central dos Correios, no centro de Teresina, além dos shoppings da capital.


Muitas das cartas são pedidos de material escolar, cestas básicas e até livros infantis, pois os pais não têm condição de comprar. Um desses pedidos especiais marcaram a vida do Papai Noel dos Correios de Teresina, Gilvan Cardoso. “Uma criança pediu apenas um abraço e isso me emocionou. Outra, pediu um violão, pois o sonho dela era ser musicista, e no ano seguinte nos mandou uma foto da escola de música a qual começou a estudar”, conta emocionado.

Gilvan é o Papai Noel dos Correios há mais de 23 anos e já fazia esse tipo de trabalho em outras comunidades. Ele explica por quê sente prazer no seu trabalho. “A magia do Natal estava em falta, principalmente para a população mais carente, pois estava restrito apenas às pessoas de maior poder aquisitivo”, afirma. E é o desejo de poder ajudar e realizar o sonho de uma criança, e às vezes até da família, que motiva a funcionária pública Elisabete Ribeiro, que há três anos adota cartinhas. “Acho importante, pois as crianças pedem com tanto amor. E esse ano adotei três cartas, tanto para mim quanto para minha filha”, explica.

A campanha existe há 25 anos e recebe cartas de diversos lugares do Piauí, mas antes da oficialização por parte da instituição, a entrega dos presentes era feita de outra forma. É o que diz a coordenadora da campanha, Raiane Lobão. “Eram os próprios funcionários que adotavam as cartas, e cada ano aumentava, assim os Correios abraçou a causa”. Ela ainda explica como devem ser feitas as doações. “Basta a pessoa ir aos Correios ou nos pontos dos shoppings de Teresina até o dia 18 de dezembro para entregar seu presente”.

Além da entrega dos presentes, a campanha também estimula o lado pedagógico, desenvolvendo a leitura e escrita das crianças. Ferramenta importante para todos os meios, é usada pelas crianças ao enviar suas cartas. Muitas delas preferem praticar sua escrita para que o Papai Noel acredite serem elas ao enviar. Além do que, muitas crianças aprendem a enviar cartas endereçadas, já que antes um dos maiores problemas de chegada das mesmas era o endereço correto.

Curta o Portal Meio Norte nas redes sociais

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES