8 mil crianças precisam de vacina contra a poliomielite

8 mil crianças precisam de vacina contra a poliomielite

A pouco mais de dois dias do fim da campanha de vacinação contra poliomielite, Teresina havia cumprido aproximadamente 87% da meta de imunizações.

Dados fornecidos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) mostram que, a pouco mais de dois dias do fim da campanha de vacinação contra a poliomielite, Teresina havia cumprido aproximadamente 87% da meta de imunizações. A determinação do Ministério da Saúde é que seja alcançado o percentual de 95% da cobertura, o que perfaz um total de 62.750 doses. A campanha encerra-se na sexta (06).

Até o começo desta quarta (04), Teresina havia distribuído 54.444 doses. Ou seja, a campanha ainda precisa fazer pouco mais de oito mil imunizações em crianças para alcançar o índice exigido pelo MS. A gerente de Epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, fez mais uma vez o pedido para que os pais se sensibilizem com a campanha.

?Se houver o esforço da população, poderemos alcançar a meta. Temos 87 postos espalhados na capital, entre unidades de saúde, hospitais e postos de saúde. A responsabilidade pelo desempenho de uma campanha como essa é de todos nós?, disse Amparo. As doses são aplicadas na faixa etária de crianças de menos de um ano a menores de cinco anos de idade.

A gerente ressaltou ainda que crianças que foram vacinadas antes da campanha podem tomar uma nova dose como reforço. A segunda etapa da campanha de vacinação contra a pólio acontece em agosto. Na primeira etapa da campanha de 2011, a FMS conseguiu alcançar a meta de vacinação, fechando o percentual de 95,58% da cobertura vacinal.

a poliomielite é uma doença infecciosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que se manifesta com infecções inaparentes ou assintomáticas. A transmissão é realizada pelo contato direto pessoa a pessoa, pelas vias fecal-oral, objetos, alimentos e água contaminados por fezes de doentes ou de portadores. Podendo também ser transmitida pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. A Organização Mundial da Saúde (OMS) concedeu ao Brasil, em 1994, o certificado de eliminação da doença. No entanto, o vírus ainda circula no mundo. 35 países registraram casos de poliomielite entre 2007 e 2012, sendo que três ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Fonte: Dowglas Lima