93% das mortes no trânsito envolvem motos em Teresina

Começou ontem a Semana Nacional do Trânsito, que alerta para o alto índice de acidentes envolvendo motocicletas.

30 pessoas já morreram este ano em acidentes de trânsito. Destas, 28 foram pessoas que se envolveram em acidentes de moto. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As estatísticas mostram que os acidentes envolvendo motocicletas acontecem em maior quantidade, se comparados aos outros tipos de acidentes de trânsito.

Além disso, estes costumam ser também os mais graves. Dados da Ciptran revelam que das mortes no trânsito em Teresina, este ano, 93% aconteceram em acidentes envolvendo motocicletas.

Segundo o comandante da Companhia Independente de Trânsito (Ciptran), major Adriano Lucena, 30 pessoas já morreram este ano, vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 28 foram pessoas que se envolveram em acidentes de moto.

?Dentre as principais vítimas, estão os jovens com faixa etária entre 18 e 25 anos?, disse o major, acrescentando que a combinação álcool e direção está presente em cerca de 50% destes acidentes e o excesso de velocidade em cerca de 90%.

Para conscientizar as pessoas para a necessidade de ter mais cuidado no trânsito, foi lançada ontem a Semana Nacional de Trânsito, que será realizada, em Teresina, entre 18 e 25 de setembro.

O foco principal do evento, este ano, são os jovens na faixa etária de 18 a 25 anos, justamente porque eles têm sido as vítimas mais comuns dos acidentes de trânsito em Teresina.

Durante toda essa semana, a programação é extensa e consiste em atividades educativas, com participação de escolas, fiscalizações em pontos estratégicos da cidade, dentre outros.

?Nós precisamos repensar o trânsito da nossa cidade. Os pais precisam conversar em casa com seus filhos, porque eles acabam sendo as maiores vítimas destes acidentes, por saírem mais, principalmente à noite.

Muitas vezes eles insistem em beber quando estão na direção, e isso é muito perigoso. Por isso, nós quisemos enfocar os jovens nessa campanha, para podermos ajudar nesse processo de conscientização?, pontuou a superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Alzenir Porto.

Para o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), José Antônio Vasconcelos, envolver as escolas na Semana do Trânsito é importante porque os adolescentes de hoje, segundo ele, são os motoristas de amanhã.

?Nos próximos anos, a locomoção será um dos grandes problemas do país e os jovens de hoje é quem vão dirigir amanhã. Se o adolescente for bem educado hoje, ele não será punido no futuro?, disse.

Por dia, 42 vítimas de acidentes de trânsito dão entrada no HUT

Os acidentes de trânsito, há muito tempo, são uma preocupação das autoridades dessa área no Piauí. Dados do Hospital de Urgência de Teresina mostram que, por dia, uma média de 42 pessoas dão entrada no local, vítimas de acidentes de trânsito no Estado, o que corresponde a 22% do total de atendimentos realizados no hospital, no primeiro semestre de 2012.

Os acidentes com motocicletas correspondem a 17% dos atendimentos do HUT, aqueles que envolvem carros equivalem a 1,65% destes atendimentos e os atropelamentos chegam a 1,8% do total de pessoas que deram entrada no hospital entre janeiro e junho deste ano.

Entre 2010 e 2012, dados do HUT mostram que houve um crescimento no número de atendimentos a vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. Já aqueles com carros e os casos de atropelamento se mantiveram praticamente estáveis.

Entre janeiro e julho deste ano, o HUT recebeu 8.918 pacientes vítimas de acidente de trânsito. Destes, 83% foram de pessoas que se envolveram em acidentes com motocicletas, 8% foram vítimas de acidentes com carro e 9% foram pessoas que sofreram atropelamento.

Dentre as maiores causas destes acidentes, segundo o comandante do Companhia Independente de Trânsito (Ciptran), major Adriano Lucena, a maior delas é a imprudência.

"A principal causa de acidentes no trânsito ainda é a imprudência. O motorista não usa cinto de segurança, anda em alta velocidade, não respeita a sinalização e, no caso específico dos motociclistas, muitos deles ainda não usam o capacete", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES