95% das cidades têm mais motos que carros no Estado do Piauí, aponta Apetrans

95% das cidades têm mais motos que carros no Estado do Piauí, aponta Apetrans

Dado faz parte de um estudo que também evidencia a quantidade de acidentes envolvendo o transporte

Cerca de 95% dos municípios do Estado do Piauí apresentam o número de motocicletas maior que a frota de carros. A informação é de um estudo feito pela Associação Piauiense de Educação no Trânsito (Apetrans), com base nos dados de 2012 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo o estudo, somente Teresina possui a frota de carros maior que a de motocicletas. Sendo que a diferença é apenas de 4,6 % para os carros.

Isso tem repercutido no grande número de acidentes envolvendo motocicletas no Estado. De acordo com Samyra Motta, Gerente de Educação no Trânsito da Superintendência de Trânsito de Teresina (Strans), um relatório do Vida no Trânsito, divulgado esta semana, revelou que 75% dos acidentados que chegam ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) são de motociclistas.

?Todos esses dados têm relação com o número de acidentes, pois os registros do HUT colocam que 80% dos acidentados com traumas na cabeça não usavam capacete e não eram habilitados. Além disso, 50% deles admitiram ter ingerido bebida alcoólica?, coloca o presidente da Apetrans, Ricardo Borges, ao ressaltar ainda que dados do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) confirmam que da frota total de motos do Estado, apenas a metade dos condutores está habilitado para conduzir. ?Tudo isso interfere na segurança do condutor e de outras pessoas?, acrescenta.

Tendo em vista essas estatísticas, a Apetrans, Strans, Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) e o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) se uniram mais uma vez para informar e alertar os motociclistas quanto às leis de trânsito e o comportamento correto em vias públicas. Durante toda a semana, equipes desses órgãos percorreram todas as zonas da cidade para alertar os condutores, através das Blitze Educativas.

?Queremos que esses condutores se conscientizem que a nossa intenção não é multar, mas sim conscientizá-los a andar da maneira correta, com os itens de segurança e com habilitação?, destaca Samyra Motta, na Blitz Educativa realizada ontem, na Avenida Presidente Kennedy, zona Leste de Teresina.

A campanha de conscientização será encerrada hoje (27), com evento na praça cultural do bairro Dirceu, zona Sudeste, com o sorteio de vários prêmios, entre eles uma motocicleta. ?Os motociclistas que passaram na Blitz Educativa e estavam conduzindo corretamente, com todos os itens de segurança, receberam cupons para participar do sorteio de vários prêmios. Todos os prêmios a serem sorteados são da Apetrans?, acrescenta a Gerente de Educação no Trânsito da Strans.

Pedro João foi um dos motociclistas que garantiram os cupons para o sorteio. Ele, que é mototaxista, aprovou a campanha educativa. ?Dessa forma é bom, porque além de conscientizar, eles ainda dão um incentivo a quem está conduzindo de forma correta e contribuindo para a segurança no trânsito?, disse.

Fonte: Virgínia Santos e Aline Damasceno