Abaixo-assinado online pede revitalização do rio Parnaíba

A ação de preservação do rio faz parte da Campanha Parnaíba Limpo, e pretende criar também o Comitê da Bacia Hidrográfica

Preocupados com a qualidade das águas do Rio Parnaíba, entidades que lutam pela defesa do meio ambiente do Piauí estão coletando assinaturas pela revitalização do rio. Além disso, reivindicam a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica.

Essas ações para preservar o rio fazem parte da Campanha Parnaíba Limpo, articulada por entidades como Rede Ambiental do Piauí (REAPI), Fundação Rio Parnaíba - FURPA, Os Verdes, Movimento Amigos da Natureza, Cidadania Viva, Ecooarte, Grupo Punaré, dentre outros.

De acordo com coordenadora da REAPI, Tânia Martins, a situação é importante para que a população se mobilize e assine, sobretudo na nossa região quente. ?A água é nosso bem maior e o rio está com problemas gravíssimos e ainda tem a questão da seca e a proximidade com a linha do Equador. Tudo isso favorece os problemas com a água.

Criar o comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba é a salvação do rio?, declara a ambientalista, acrescentando que a iniciativa também é contra o projeto de instalação de cinco hidrelétricas no leito do rio.

Na descrição da petição online, os ambientalistas destacam os objetivos e importância das assinaturas: ?Nós, abaixo-assinados, solicitamos a revitalização do Rio Parnaíba e nos manifestamos a favor da retirada imediata de todas as ocupações irregulares de suas margens, assim como dos esgotos.

Somos contra a construção de novas hidrelétricas e reivindicamos a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.? O estudante de Engenharia Florestal, Matheus Mendes, já assinou a petição e conclama todos a colaborarem com esta causa.

?O Rio Parnaíba é a maior riqueza dos piauienses e ao longo dos séculos vem passando por um processo de degradação que anualmente vem crescendo de forma desordenada. Para melhorar a situação do rio, que é nossa fonte de vida, assinei a petição e acredito que toda a população, não apenas piauiense, precisa assinar para buscarmos meios de ajudar nosso rio?, explica.

Ele ressalta que esse processo de degradação é contínuo e aponta os principais problemas do rio. ?As maiores agressões que o rio vem sofrendo são o lançamento de esgoto in natura, retirada das matas ciliares, erosões, lixiviação, lixos, ocupação irregular de suas margens, como por exemplos, bares, sucatas, lavadores de carro, etc. É impossível saber a quantidade de esgotos que é lançado no rio, mas garanto que a quantidade é surreal, dentre esgotos clandestinos e galerias?.

Ambientalistas da cidade estão circulando com o abaixo-assinado pela cidade. Quem desejar assinar também pode fazer isto pela internet através do site de petições online avaaz, no link ASSINE

Fonte: Vicente de Paula