THE: Abandono da Praça da Bandeira assusta visitantes

Com muita sujeira e poucos visitantes, a Praça da Bandeira, no centro de Teresina, mostra-se abandonada

Um importante logradouro e ponto de referência do Centro Histórico de Teresina está degradado, com manutenção precária, muita sujeira e poucos visitantes. O visual encontrado na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, ou Praça da Bandeira, é de lixo acumulado pelo chão, possivelmente ressaltado pelos visitantes do Shopping da Cidade, além de bancos, pisos quebrados e muitos pombos que expõem pessoas às doenças.

O teresinense Valdir Ribeiro mora há 20 anos em Brasília e aproveitou o domingo para visitar os locais da capital que ele conheceu quando mais jovem. ?Quando eu vivia aqui não tinha esse abandono, era uma praça limpa e até agora tudo o que eu vi por aqui foi prostituição, usuários de drogas e lixo. Esse visual entristece, pois eu não me lembro de ver pessoas dormindo nos bancos e me sentir tão inseguro andando por aqui. Não dá mais para passear com a família?.

O vigilante do Teatro de Arena, José Francisco Alves, trabalha no local há 30 anos e disse que a situação de descaso existe há muito tempo, desde que foi mudada a gestão da limpeza do local. Ele cita que a grama que havia na Praça da Bandeira não cresce mais. ?As pessoas abandonam muitos animais por aqui, ninhadas de gatos, principalmente.

Tem gente que vem aqui só para alimentar os pombos e facilitar que eles continuem aqui?, conta o vigilante que adotou uma gatinha e seus filhotes na Praça.

A Praça da Bandeira possui um dos mais movimentados e importantes terminais de ônibus da capital, está situado entre o Shopping da Cidade e o Mercado Central.

Fonte: Samira Ramalho