Aberta pré-inscrições para professores sem graduação

O programa é destinado aos professores da rede pública da educação básica em exercício há pelo menos 3 anos, que ainda não possuem graduação e para aqueles que precisam complementar a formação.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (28) DO JORNAL MEIO NORTE

Iniciou no último dia 20 janeiro e vai até 13 março de 2015, as pré-inscrições para cursos de licenciatura ofertados pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) presencial. O programa é destinado aos professores da rede pública da educação básica em exercício há pelo menos 3 anos, que ainda não possuem graduação e para aqueles que precisam complementar a formação.

De acordo com a Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES), está sendo disponibilizado 47.365 vagas, sendo 26.630 em Cursos de Licenciatura, 17.015 em Cursos de Segunda Licenciatura e 1.720 em Cursos de Formação Pedagógica em todo país.

Lembrando que a pré-inscrição deve ser feita pela internet através da Plataforma Freire, no endereço freire.capes.gov.br. Em seguida, deve preencher o espaço com o número do CPF, e seguir conforme o sistema. Ainda, para se pré-inscrever, o docente deve estar cadastrado na base do Educacenso (contém dados de cada estudante, professor, turma e escola do país) de 2013 ou 2014.

Segundo a diretora do Centro de Referência Antonino Freire, Maria Xavier, o programa é de grande importância para a educação do estado. “É um programa que tenta suprir a demanda do Estado de professores, tanto por que alguns se formam e vão trabalhar em outros estados, como também garantir professores de qualidade em sala de aula”, reitera.

Fonte: Daniely Viana