Academias populares necessitam de cuidados na zona Sul de Teresina

A terceira idade foi o público mais contemplado com este projeto da prefeitura



Há aproximadamente dois anos que foram instaladas em vários bairros de Teresina, as academias populares tem proporcionado a muitos teresinenses a prática de atividades físicas gratuitas. No bairro saci, zona Sul de Teresina, a academia fica localizada na Praça das Palmeiras.

A terceira idade foi o público mais contemplado com este projeto da prefeitura, já que antes da iniciativa os idosos já faziam caminhadas na praça no início da manhã e no final da tarde.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do bairro Saci, Valdizar Melo, o mau uso e o vandalismo têm inutilizado muitos aparelhos da academia.

?O problema está na conscientização de alguns moradores, pois quando esses aparelhos foram colocados, muitas pessoas já tentaram danificar. Uma vez foi presenciado um senhor tentando arrancar um dos aparelhos, e esses aparelhos são fixos. Então o maior motivo de quebra desses aparelhos realmente são atos de vandalismo?, explicou o presidente.

Valdizar destaca ainda que a prefeitura realiza a manutenção desses equipamentos, o problema é a falta de policiamento no local, o que acaba facilitando a ação de vândalos. ?A segurança que temos atualmente para a academia é a mesma de todo o bairro, o Ronda Cidadão, então quem está tentando danificar o equipamento e vê a polícia se aproximando finge que está malhando, e fica impossível para a polícia identificar o ato de vandalismo?, disse.

Apesar de não ter instrutor físico para orientar a prática destas atividade na academia, isso não atrapalha a realização dos exercícios físicos, já que os aparelhos não causam muito impacto. Eles servem para evitar o sedentarismo, principalmente para o público da terceira idade, que é o que mais utiliza a academia.

O secretário de Esporte e Lazer de Teresina, Roberto Veloso, afirmou que já foi realizado um processo licitatório para a escolha da empresa responsável pela manutenção destes equipamentos. ?Acredito que até o final de agosto a empresa já esteja realizando a manutenção destes equipamentos. Mas, infelizmente, vandalismo sempre vai existir, mas vamos procurar deixar estas academia sempre em bom estado para não prejudicar os moradores que fazem atividade física nestes locais?, explicou o secretário.

Moradores querem profissionais no local

Algumas pessoas deixam de praticar atividade física nestas academias por conta da ausência de profissionais que possam orientar a realização da atividade física de maneira correta, e para solucionar esta questão, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Teresina (Semel), fechou uma parceria com universidades e faculdades particulares que têm entre os cursos oferecidos Educação Física, para que possam utilizar estes locais como laboratório para os alunos.

?Cada universidade e faculdade irá disponibilizar professores e alunos para estas academias para ensinar aos moradores como se exercitar de maneira correta. Essa parceria foi fechada porque a prefeitura não tem uma grande quantidade de educadores físicos, porém tivemos o cuidado de ter sempre um profissional com estes alunos, e isso trará benefícios para ambas as partes, os moradores terão a oportunidade de ter um educador físico, e os alunos utilizarão o local como um laboratório do curso de Educação Física?, afirmou o secretário da Semel, Roberto Veloso.

A previsão para que os professores e alunos comecem a orientar os moradores dos bairros contemplados com estas academias é até o final deste mês. A empresa escolhida através do processo licitatório também estará assumindo neste mês de agosto a manutenção dos equipamentos.

Fonte: Gisele Alves