SEÇÕES

Ação de prevenção ao diabetes será feita na Major César nesta sexta

A ação contará com avaliação nutricional e medição da glicemia.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As secretarias de Estado da Justiça e da Saúde realizarão, nesta sexta-feira (18), às 8h30, ação de prevenção ao diabetes junto aos detentos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, unidade prisional de regime semiaberto que fica no município de Altos.

A atividade está dentro da programação do Novembro Azul, campanha nacional que conscientiza a população acerca de cuidados com a saúde do homem, buscando prevenir e diagnosticar doenças que acometem a população masculina.

Na Major César, serão realizados atendimentos individuais e os profissionais de saúde darão orientações sobre como prevenir o diabetes, doença que afeta mais de 200 mil pessoas no Piauí, segundo a Associação de Diabéticos do Piauí (Adip).

“A Major César tem vários presos idosos, muitos com diabetes e hipertensos. Por essa razão, estamos dando suporte a esse público, orientando no sentido do tratamento, bem como orientando os demais”, explica Agatha Knitter, diretora de Humanização e Reintegração Social da Secretaria da Justiça.

A ação contará com avaliação nutricional, medição da glicemia digital, aferição de pressão arterial e do Índice de Massa Corporal (IMC). “O objetivo é dar os encaminhamentos necessários, inclusive no tocante ao tratamento”, pontua Knitter.

Pnaisp

A Secretaria da Justiça e a Secretaria da Saúde têm avançado na implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp).

No Piauí, o Ministério da Saúde já aprovou os municípios de Altos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Floriano para receberam recursos para habilitação de Equipes de Saúde no âmbito do sistema prisional, por meio da Pnaisp.

Os municípios de Picos, Esperantina e Parnaíba já aderiram à política e aguardam avaliação do Governo Federal acerca do recebimento dos recursos. O Governo do Estado tem articulado a execução da Pnaisp nesses municípios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos