Acontece neste fim de semana o II Jogos Intercooperativos

O programa que tem o objetivo de fomentar o cooperativismo por meio da escola

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí (Sescoop-PI) promove, neste sábado (18), o II Jogos Intercooperativos. Participarão cerca de 400 estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental das cooperativas educacionais piauienses aderentes ao Cooperjovem, programa que tem o objetivo de fomentar o cooperativismo por meio da escola. Será no Sesc Ilhotas, das 8h00 às 18h00.

O presidente do Sescoop-PI, José Alencar, informa que os jogos cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva valorização dada ao individualismo e à competição exagerada na sociedade moderna. ?A competição tem sido adotada exageradamente em quase todos os setores da vida social como um valor natural e normal da sociedade, como se essa fosse a única opção?, explica.

A coordenadora estadual de Capacitação do Cooperjovem, Alexandra Oliveira, diz que o que falta é uma nova postura do educador, treinador, enfim, das pessoas significativas na vida das crianças, uma vez que só haverá uma mudança se essas pessoas mudarem a forma de como oferecem os jogos. ?È como se ao falar de jogo, tenho que falar de competição, criando de forma errada uma relação direta entre as palavras. Devemos, portanto, nos preocupar em como passamos esse jogo para as crianças, se colocarmos que vencer é a única coisa que importa, que não interessam os meios que se usem, então estaremos reforçando a cultura competitiva que nos cerca?, esclarece.

Os jogos intercooperativos serão mediados pelo mestre em Educação e educador físico Rafael Presotto, de Piracicaba-SP, que já ministrou, em junho deste ano, uma oficina de jogos cooperativos para os professores das cooperativas educacionais do estado. Além das diversas atividades a serem desenvolvidas, será realizada mais uma oficina para alunos e professores.

Fonte: Ascom