Adesivo para tratamento de Alzheimer já está disponível pelo SUS

Os medicamentos não são a única arma para combater a doença.

| Reprodução/Hypeness
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa sem cura conhecida, mas há remédios capazes ao menos de amenizar os sintomas causados pela enfermidade, que afeta funções cerebrais como memória, atenção e orientação. E o SUS está distribuindo um medicamento em forma de adesivo que ajuda quem tem problemas com efeitos colaterais.

Trata-se da rivastigmina, um composto que aumenta a quantidade de acetilcolina. Essa é uma molécula neurotransmissora que ajuda o sistema nervoso a processar informações. O problema é que bastante pacientes relatam sentir problemas no sistema digestivo depois de ingerir as versões em comprimido e solução oral do remédio.

Perda de apetite, náuseas e até vômitos são os efeitos colaterais que podem ser evitados com o uso do adesivo, através do qual a rivastigmina é absorvida pela pele e chega à corrente sanguínea. Além disso, o adesivo faz com que a substância seja liberada ao longo de 24 horas, o que evita a chamada flutuação de dose, quando a medicação tem aumentos e diminuições de presença no organismo conforme o corpo a metaboliza.

Os médicos recomendam que se faça um revezamento nas partes do corpo em que o adesivo é colocado, para evitar possíveis reações na pele. Não custa lembrar que é necessário consultar especialistas para obter orientações sobre o uso deste e de qualquer remédio contra o Alzheimer.

Além disso, os medicamentos não são a única arma para combater a doença. O diagnóstico precoce é fundamental para começar o tratamento antes que o Alzheimer cause muitos danos irreversíveis ao sistema nervoso, e tratamentos como terapia ocupacional e atividades como jogos de tabuleiro, eletrônicos ou quebra-cabeça também ajudam a adiar o avanço da enfermidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES