5 formas de melhorar as finanças de um escritório de advocacia

5 formas de melhorar as finanças de um escritório de advocacia

O segrego é dedicar um tempo para organizar o sistema de gestão

A saúde financeira de um escritório de advocacia deve estar sempre nos trilhos. É certo que os advogados estão mais interessados em cuidar das questões jurídicas do que das administrativas.

A maneira mais correta para não cair em furadas, é dedicar um tempo para organizar o sistema de gestão do escritório e desenvolver mecanismos financeiro.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a cuidar melhor das finanças do seu escritório. Confira:

1. Faça e refaça o planejamento do escritório

O planejamento estratégico envolve desde o controle de gastos, criação de reservas para urgências, até o posicionamento de mercado do escritório. É com esse planejamento que irá direcionar os seus investimentos e força de trabalho.

2. Adote o uso do pró-labore

É comum que os escritórios de advocacias tenham vários sócios, e a retiradas de dinheiro se tornam frequentes. Essa prática pode desequilibrar as finanças, pois uma retirada pode desfalcar os recursos destinados a um custeio ou investimento. Por isso é aconselhável que se estabeleça um pró-labore, que é um salário para os sócios que atuam no escritório.

3. Controle despesas e gastos

Para conseguir estabelecer um controle financeiro de um escritório é necessário saber o quanto de dinheiro está entrando e o quanto de dinheiro está saindo. Assim é possível saber se ao final do mês você ficará no vermelho ou não e onde estão sendo gastos todos os seus recursos. Essas informações são essenciais para o planejamento estratégico.

4. Conte sempre com um fundo de caixa

Contar com um fundo de caixa para emergências é de grande importância para os negócios, pois é ele quem ajudará a custear a sua empresa nos momentos de crise e dificuldades.

5. Recorra a um software de gestão

A tecnologia é grande aliada de qualquer escritório. Um software de gestão permite que acesse uma interface integrada que oferece diversos recursos, como relatórios de fluxo de caixa e demonstrativo de resultados. As informações podem ser compartilhadas facilmente e ainda garantir uma visão mais ampla do escritório.

Fonte: Apvogo