Saiba como dominar um edital de concurso público

Saiba como dominar um edital de concurso público

O edital é quase como se fosse um mapa da mina

O edital de um concurso público é quase como se fosse um mapa da mina. É como a descrição de um caminho para chegar a vitória no concurso. Para conseguir a aprovação é preciso analisar bem esse edital antes de começar os estudos.

Muitos candidatos perdem as vagas nos concursos por não analisarem bem os editais, portanto você largará na frente se fizer isso com atenção e maestria.

Conversamos com alguns professores especialistas no assunto e listamos os quatro passos para conseguir domar um edital de concurso público. Confira:

1. Leia o edital do último concurso realizado anteriormente

Uma dica interessante é procurar o documento do ano anterior e começar a estudar com antecedência. “O edital mais recente serve apenas para apresentar uma ou outra novidade em relação à ultima prova", explica Rodrigo Lelis, professor do Universo do Concurso. Todo esse material pode ser encontrado no Diário Oficial da União, bem como nos sites das bancas organizadoras e entidades responsáveis pelo concurso. Antes mesmo de ser lançado o edital do concurso atual, é importante já se informando pelo edital do concurso anterior.

2. Analise bem e entenda a estrutura geral do edital

O edital inclui tópicos que indicam as datas e etapas do concurso, instruções para a inscrição e os critérios de avaliação da banca. O conteúdo cobrado nas provas muitas vezes aparece no anexo. De acordo com Menezes, a seção mais básica de um edital é a das disposições preliminares, que apresenta a banca organizadora, o regime jurídico dos cargos oferecidos (estatutário, celetista etc), o local das vagas e outras informações básicas.

3. Leia e releia criteriosamente cada seção

Repetir a leitura ajuda a perceber minúcias que podem fazer toda a diferença. E a atenção deve valer da primeira à última vírgula. “Não ignore as disposições finais do edital, porque quase sempre ali se esconde uma informação muito útil”, afirma o professor Felippo.

Se houver dificuldade para decifrar algum ponto, a dica é buscar um professor ou especialista experiente na tarefa. Mas não há motivo para nervosismo, diz Lelis, porque a linguagem do edital costuma ser bastante clara.

4. Faça um bom resumo das informações

Segundo Marcus Bittencourt, advogado da União e especialista em concursos, o edital deve servir como um “mapa” para a conquista da vaga. “É um instrumento feito para sempre acompanhar o candidato durante os estudos”, afirma. Mas, na rotina frenética da preparação, você provavelmente não terá tempo para consultar as dezenas de páginas do documento.

O ideal, então, é fazer uma síntese dos pontos principais do documento. A sugestão dos especialistas é destacar as informações mais importantes com um marca-texto e, de preferência, anotá-las em forma de esquema simplificado.

Fonte: Exame