Alimentação influencia na saúde dos homens, revela pesquisa

Alterações simples na dieta podem ajudar a evitar problemas sérios

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alimentação influencia na saúde dos homens

Os homens costumam dar menos atenção à saúde e, com isso, têm uma menor expectativa de vida. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2013 a expectativa de vida das mulheres chegou a 78,6 anos, enquanto a masculina foi de 71,3. “A mudança de hábitos é um passo importante para a prevenção de doenças. E alterações simples na dieta podem ajudar a evitar problemas sérios, como o câncer”, explica a especialista em alimentação saudável, Cristina Ferreira.

“O tomate, por exemplo, devido ao alto teor de licopeno, tem propriedades anticancerígenas”, destaca a gerente. “O licopeno é um carotenoide e, por isso, age como um antioxidante no organismo, neutralizando os radicais livres, responsáveis por alterarem o DNA das células e desencadear o processo cancerígeno. A substância também fortalece o sistema imunológico e especula-se que pode atuar contra o câncer de esôfago, pulmão e pele”, complementa a especialista.

Um dos principais estudos na área é da Universidade de Harvard. Os pesquisadores avaliaram 47.894 homens, com idade entre 40 e 75 anos, e constataram que uma dieta rica em salada, molho e suco de tomate (10 ou mais refeições por semana, com alimentos ricos em licopeno) pode reduzir em mais de 50% o risco de desenvolver câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, esse é o segundo tipo de câncer fatal entre os homens. “O consumo do molho de tomate e não da fruta fresca favorece a concentração sanguínea de licopeno. O processamento térmico favorece a absorção do licopeno pelo organismo. A ingestão do suco de tomate também resulta em um aumento de duas a três vezes nas concentrações de licopeno no corpo do homem”, finaliza a gerente industrial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES