Altas temperaturas aumentam em 30% consumo de água

Altas temperaturas aumentam em 30% consumo de água

Já os números da Eletrobras mostram que o consumo de energia elétrica alcança aumento na casa dos 12%.

A temperatura tem alcançado índices muito elevados em Teresina, nos últimos dias. Em uma cidade sem praia, os teresinenses precisam buscar medidas alternativas para amenizar o calor. Aumentar o número de banhos durante o dia e o período em que ventiladores e ar condicionados ficam ligados são algumas das medidas encontradas. Por causa disso, o consumo de água e energia elétrica sobe consideravelmente nestes meses mais quentes do ano.

Segundo dados da Agespisa, o consumo de água nesse período costuma aumentar cerca de 30% em Teresina. Já os números da Eletrobras mostram que o consumo de energia elétrica alcança aumento na casa dos 12%. Isso tudo é resultado de atitudes como as da estudante Vanessa Moura. Ela conta que tem que buscar medidas para amenizar o calor proporcionado pelas altas temperaturas com banhos e ventiladores.

?Teresina está muito quente e para amenizar essa sensação eu tenho tomado muitos banhos, tenho deixado sempre o ventilador ligado, apesar de o vento do próprio ventilador ser quente, é pior se não ligarmos. Além disso, não tenho saído de casa no período da tarde e quando saio é com bastante protetor solar, tenho tomado bastante líquido e usado roupas leves?, disse.

Essas mesmas atitudes também estão sendo tomadas pela teresinense Luciana Maria da Silva. Por causa disso, ela afirma que a conta de luz de sua casa já aumentou cerca de 30%. Mas além do aumento na conta de água e luz, ela conta que tem inclusive comprado água, para sanar a demanda na sua casa. ?O filtro da minha casa não dá mais conta da demanda e por isso nós estamos tendo que comprar água, até mesmo para garantir água gelada em casa?, disse.

Já Danielle Aguiar conta que teve que apertar o orçamento e comprar um ar condicionado para tentar amenizar a quentura das noites da capital. ?Passo o dia no trabalho, no ar condicionado, mas quando chega a noite e estou em casa a situação é complicada, poque ate o vento do ventilador é quente, agora tive que apertar o orçamento em casa pra poder comprar um ar-condicionado porque as noites estão infernais. Eu sofro tanto com o calor como com a baixa umidade do ar?, reclamou.

Baixa umidade e altas temperaturas no final de semana

A previsão do tempo, divulgada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar), para esse final de semana mostra que no sábado e domingo a umidade relativa do ar poderá atingir valores inferiores a 20% em alguns municípios e as temperaturas poderão alcançar os 40°C.

Com as altas temperaturas e ausência de nebulosidade, a radiação ultravioleta também passa a preocupar, ela deverá ser mais intensa, chegando a índices entre 12 e 13, considerados extremos. Hoje as temperaturas deverão alcançar os 39°C e umidade relativa do ar chegar aos 20%. Na região Norte do estado, onde está localizada Teresina, o tempo será parcialmente nublado a claro.

Para o domingo, o tempo no Piauí permanecerá claro e com altas temperaturas, podendo chegar aos 40ºC, no Centrossul do Piauí. O céu estará claro e altas temperaturas em todo o Piauí, podendo atingir valores superiores a 39°C. No Centrossul do Estado. No período da tarde, a umidade relativa do ar em alguns municípios do Centro e do Sul, poderá atingir valores abaixo de 20%.

Em Teresina, o tempo será predominantemente claro. Umidade relativa do ar em torno de 30%, à tarde. As temperaturas previstas para a Capital serão: Max: 38°C e Min: 21°C.

Fonte: Pollyanna Carvalho