Alunos da Faculdade Aliança aprendem a tratar resíduos da saúde

Alunos da Faculdade Aliança aprendem a tratar resíduos da saúde

O objetivo é preservar a saúde e o meio ambiente, garantindo a sustentabilidade

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 05 de junho, os alunos dos Cursos de Biomedicina e Enfermagem da Faculdade Aliança realizaram uma visita técnica à empresa especializada em tratamento de resíduos de saúde em Teresina, a Sterlix Ambiental. Durante o passeio pelas instalações da empresa, os estudantes obtiveram conhecimentos sobre o correto descarte de resíduos de saúde e o melhor destino e tratamento para eles, que se não forem tratados, podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente. Acompanharam os alunos, a coordenadora do Curso de Biomedicina, Regilda Fernandes, e o prefessor do Curso de Enfermagem Francisco Formiga.

O sócio diretor da Sterlix Teresina, Felipe Melo, conduziu os alunos durante a visita e abordou temas explicando para os estudantes as questões legais, o gerenciamento e tratamento do lixo hospitalar,as responsabilidades dos serviços gerados e os seus públicos, além da importância do assunto para os alunos da área da Saúde. ?É muito importante que tanto o poder público como o setor privado se conscientizem da necessidade de um tratamento adequado de resíduos da saúde. A sua má coleta, transporte, tratamento e destinação podem trazer problemas aos municípios, não só em relação à saúde pública, mas também, às questões ambientais?, alertou o diretor da Sterlix Ambiental, Felipe Melo.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) têm assumido o papel de orientar, definir regras e regular as condutas dos diferentes agentes no que se refere à geração e ao manejo dos resíduos de saúde. O objetivo é preservar a saúde e o meio ambiente, garantindo a sustentabilidade. Desde o início da década de 90, esses órgãos vêm empregando esforços no sentido da correta gestão, gerenciamento e responsabilização dos geradores de resíduos da saúde.

Os alunos da Faculdade Aliança foram informados sobre esses temas e que, em relação às obrigações dos geradores de resíduos de saúde, como hospitais e clínicas, a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos - homologada em 2010, através da Lei Federal 12.305 - é bem enfática quanto à responsabilidade dos mesmos em relação à destinação correta do lixo que produzem.

Fonte: Marcilany Rodrigues