Alunos flagram rãs dentro do bebedouro da UFPI; confira!

Alunos flagram rãs dentro do bebedouro da UFPI; confira!

A estrutura que sustenta o bebedouro está velha e enferrujada e pode cair a qualquer momento

Um vídeo publicado em uma rede social tem dado o que falar. As imagens mostram uma rã no bebedouro da Universidade Federal do Piauí. O vídeo tem mais de 60 comentários e mais de 40 compartilhamentos. O fato do anfíbio ter sido encontrado no bebedouro da instituição gerou uma preocupação dos estudantes que agora cobram uma resposta da universidade.

?Considerando que foi encontrada uma rã dentro do bebedouro é claro que isso pode gerar alguma coisa, doença. Afinal de contas elas se reproduzem dentro da água?, fala a estudante Yasin Cardoso entrevistada na matéria pelo repórter Julimar Silva.

?Isso mostra o descaso, porque você fornecer água ou qualquer outro tipo de meio para que o estudante possa vir para a Federal e completar o seus estudos e eles fornecerem no caso, água sem qualidade, sem tratamento adequado e ainda mais armazenar em um recipiente, um reservatório ou um bebedouro que não tenha determinadas condições só demonstra o descaso com os estudantes?, argumenta outra estudante entrevistada, Orlandina Lima.

?Isso só indica que a qualidade da água aqui não é muito boa. Eu por enquanto não tenho percebido nada?, fala o estudante da Ufpi Jorge Viana.

A estrutura que sustenta o bebedouro está velha e enferrujada e pode cair a qualquer momento, pois uma das hastes da base está quebrada e fitas isolantes agora vedam as frestas da tampa do bebedouro que se encontrava solta. Esta são as condições dos poucos bebedouros da área.

?Aqui temos os blocos de engenharia mecânica, engenharia de produção e engenharia elétrica e o único bebedor que temos por aqui é este, distante e ainda assim a água é de péssima qualidade com bichos dentro e por conta disso os estudantes com medo pararam de beber daqui. Nós temos que nos deslocar até o centro de engenharia civil e de arquitetura para beber água e é longe?, conta o universitário João Pedro.


Alunos denunciam rãs em bebedouro da Universidade Federal

Prefeito universitário José Mendonça.

Sem opção, alguns estudantes continuam utilizando o mesmo bebedouro que foi postado na rede social com rãs dentro do reservatório de água. Ao invés de tentar solucionar o problema, a Prefeitura Universitária conta que já identificou as pessoas que publicaram o vídeo na internet e está investigando se a situação foi provocada.

?Os alunos que publicaram no facebook nós já sabemos quem são. Agora temos que saber se foi uma situação provocada ou não e sofrerão sanções e isso eu não posso afirmar porque será enviado para a administração superior que decide se abre uma sindicância para apurar ou não?, explica o prefeito universitário José Mendonça.

CONFIRA A MATÉRIA DE JULIMAR SILVA NO VÍDEO:

Fonte: Marcilany Rodrigues