Alunos e professores de escola de SP visitam a Casa Meio Norte, do empresário Paulo Guimarães

A diretora Ruthnéia Vieira apresentou aos alunos e professores os trabalhos realizados pela instituição

A deputada Belê Medeiros (PSB) recebeu na manhã de hoje (30) uma comitiva de alunos e professores vindos do Estado de São Paulo para conhecer a Casa Meio Norte, mantida pelo empresário Paulo Guimarães. Os alunos do colégio Magister vieram ao Piauí através de um projeto pedagógico da escola que pretende conhecer a realidade do interior do Estado através de ma parceria entre o Colégio Magister e a ONG ProBrasil. ?Os alunos vieram para conhecer a realidade da cidade de Picos, mas como educadora que sou não poderia deixá-los sem a experiência de conhecer a Casa Meio Norte que é um modelo de educação vencedor e de transformação social, com reconhecimento em todo o Brasil?, ressalta Belê.

Como parte da visita, a diretora Ruthnéia Vieira apresentou aos alunos e professores os trabalhos realizados pela instituição destacando as estratégias pedagógicas e os resultados em educação obtidos pela Casa Meio Norte, como a nota 6.6 no IDEB, índice que mede a qualidade do ensino no Brasil. Logo após, os visitantes foram recepcionados pelo coral de alunos que cantaram, os desafios e a vitórias conquistadas pelo projeto . Ruthnéia também destacou a importância da visita do Colégio Magister. ?Esse encontro é uma experiência ímpar, onde realidades tão distintas podem conversar e trocar idéias e vivências que contribuem para a formação de todos os envolvidos. Hoje, para os alunos da Casa Meio Norte é uma satisfação receber os visitantes?, completa Ruthnéia Vieira.

Para a deputada Belê esse encontro é o momento de plantar as sementes de um futuro mais justo para os estudantes que ?em pouco tempo serão multiplicadores das idéias plantadas aqui e podem continuar a luta por uma sociedade mais justa e igualitária?. A deputada ressalta ainda que encontros como esse deixam vivos os sentimentos de esperança e crescimento na formação pessoal e profissional dos jovens estudantes.

Para a diretora do Colégio Magister, Kátia Martino, a experiência vivida na Casa Meio Norte é a prova de que a educação transforma e de que através dela, tudo é possível. ?Em São Paulo também temos realidades como essa comunidade de Teresina que sofre com o tráfico e com a desestruturação das famílias, e com certeza vamos levar esse modelo para adaptar a nossa realidade. Um momento como esse é gratificante?. O aluno Fernando Piovesan ressalta que através dessa experiência pode mudar a idéia que tinha do Nordeste. ?O que ouvimos falar sobre a região nordeste em nada se compara com o que conhecemos aqui, saio daqui mais confiante e esperançoso num futuro melhor, é uma experiência gratificante?, finaliza.

A visita dos alunos e professores pelo Piauí continua na cidade de Picos onde visitarão a Policlínica e a comunidade Alto dos Canudos, antes de retornarem a São Paulo, a comitiva vai conhecer a barragem de Bocaina, a Casa Apis e o município de São Raimundo Nonato, no sul do Piauí.






Fonte: Lia Formiga, TV Meio Norte