Alunos fazem mutirão da limpeza de coletam lixo em ruas de Teresina

Uma das ações do projeto será desenvolvida neste sábado (15) na região das vilas do Avião e Meio Norte.

O Projeto Meio Ambiente e Cidadenia, cujo lema é "Ação Social Afonsina: educar para preservar" é uma iniciativa da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR), coordenado pelo Educador Ariclenes de Freitas, e tem como finalidade proporcionar à população meios que favoreçam a consciência ambiental e ecológica, na perspectiva da preservação da natureza e no cultivo de um ambiente saudável e, consequentemente, uma boa qualidade de vida.

Uma das ações do projeto será desenvolvida neste sábado (15) na região das vilas do Avião e Meio Norte, zona Leste de Teresina. Os alunos sairão da escola às 8h.

Na continuidade, haverá visita dos estudantes a cada residência e terrenos baldios com destruição dos focos identificado, com distribuição de material educativo nas residências. Concluído esse passo, realizar-se-á o mutirão (coleta de lixo) nas ruas dos bairros com o auxílio de um caminhão da SDU - Leste, finalizando às 12h.

A Escola Santo Afonso Rodriguez realiza, junto aos alunos, um trabalho de sensibilização ecológica e higiene, que já vem sendo realizado há três anos. A instituição educacional promove também o Projeto Sábado Ecológico, realizado aos sábados, na própria escola.

Não apenas a questão do lixo será analisada e modifi­cada, mas também o desper­dício dos recursos naturais, como água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis que hoje têm alternativas de utilização a partir da sua transformação. Ademais, outras medidas serão tomadas em relação à prevenção da dengue, combate ao mal do calazar, destino do lixo, preservação dos recursos hídricos e promoção da higiene pessoal.

O projeto conta com a parceria da Fundação Municipal de Saúde ? FMS (NESC/GEZOON); as regionais de saúde Leste; Secretaria Municipal de Educação e Cultura ? SEMEC e Associações de Moradores dos bairros envolvidos.

Fonte: SEMEC