Alunos são selecionados para Olimpíada da Língua Portuguesa

O processo todo foi organizado para que houvesse imparcialidade

 O Piauí já selecionou os alunos que irão participar da etapa regional da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro". O processo de avaliação e seleção dos textos aconteceu dia 27 de setembro e a comissão julgadora estadual recebeu 455 textos das comissões julgadoras municipais, sendo 74 Artigos de opinião, 123 Crônicas, 125 Memórias literárias e 133 Poemas. Destes, 16 foram selecionados, de acordo com o número de vagas disponíveis para o estado na próxima etapa.

Em todo o país, serão selecionados 500 textos, 125 por categoria, garantindo que cada Estado brasileiro e o Distrito Federal tenham, no mínimo, um representante em cada um dos quatro gêneros (artigo de opinião, crônica, memórias literárias, poema). Nesta etapa, o número total de vagas de cada Estado depende do número de textos recebidos pela comissão na etapa anterior.

O processo todo foi organizado para que houvesse imparcialidade na avaliação e seleção de textos. A Coordenação da Olimpíada disponibilizou, por meio eletrônico, os textos selecionados na Etapa Municipal para avaliadores do Estado, sem o nome dos alunos, das escolas e dos professores. Cada texto foi avaliado por dois especialistas, com base nos critérios da Olimpíada.

De acordo com Jesuíla Freitas, técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) responsável pela Olimpíada, na etapa regional, acontecerão encontros nos quais os alunos semifinalistas analisarão seus textos com o apoio da equipe técnica do Cenpec e de seus professores. Durante os encontros, os estudantes produzirão, com o apoio da referida equipe técnica, outros textos, que serão usados para subsidiar a análise e seleção dos semifinalistas.

Os encontros da etapa Regional estão previstos para acontecer de 25 de outubro a 24 de novembro.

Fonte: Com informações do Portal do Governo