Amigos do Peito encerra 2015 com mais de 3 mil exames realizados

Ao todo, foram mais de 30 municípios visitados em quatro meses

O Programa Amigos do Peito encerra os atendimentos em 2015 com mais de três mil exames de mamografia realizados ao longo de quatro meses de atividades. O último município visitado foi Bom Jesus, onde, na segunda etapa, foram atendidas 43 mulheres, somente nessa sexta, 11. Na primeira etapa, foram cerca de 400 atendimentos.

Numa ação da Secretaria de Estado da Saúde, o Programa se propus a percorrer o sul do Piauí, no rastreamento e na prevenção do câncer de mama, descentralizando os serviços e facilitando o acesso as usuárias, com oferta de exames gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Como explica o secretário Francisco Costa, o objetivo “é levar atendimento o mais próximo da população, principalmente, numa região onde havia um vazio assistencial, como era o sul do Estado. Em 2016, vamos ampliar ainda mais a oferta do serviço”.  

Quem teve o último atendimento do ano foi a dona de casa Ana Maria Damas, 67 anos, moradora de Bom Jesus. “Faz tempo que não fazia uma mamografia. Uma foi em Teresina, outra em Floriano. Agora, pude fazer bem pertinho de casa”, declara Ana Maria.

A dona de casa Maria de Jesus, 65 anos, também teve a oportunidade de realizar o exame em sua própria cidade, Bom Jesus. “É a primeira vez que faço a mamografia no Piauí. Sempre realizava em Brasília, por que aos 39 anos de idade, fui diagnosticada com câncer de mama, fiz mastectomia, quimio e radioterapia. Estou feliz em fazer na minha cidade. Com a graça de Deus, espero que dê tudo certo”, afirma.

Antes de chegar a Bom Jesus, a carreta do Programa passou duas semanas em Corrente, de 30 de novembro a 11 de dezembro, realizando 471 mamografias. Naquela região, também foram beneficiadas as mulheres dos municípios de São Gonçalo, Riacho Frio, Cristalândia e Parnaguá. Ao todo, o Programa Amigos do Peito teve alcance de mais de 30 municípios.

O Amigos do Peito encerra a programação de 2015, com um novo roteiro de 2016 a ser divulgado no início de janeiro.

Fonte: Com informações do Portal do Governo