Antônio Carlos, jovem cordelista de São João da Serra, é presenteado por Regina Sousa

Antônio Carlos escrevia os poemas em um caderno e contava com ajuda de amigos para digitá-los.

Antônio Carlos recebe computador da vice-governadora | Francisco Leal/CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora em exercício Regina Sousa recebeu, nesta quarta-feira (23), o poeta Antônio Carlos. Na oportunidade, o jovem de apenas 17 anos, que escreve poemas de literatura de cordel, foi presenteado com um notebook que irá facilitar e agilizar o seu trabalho.

Segundo Regina, o presente demonstra o interesse do Governo do Estado em apoiar e incentivar artistas como Antônio Carlos. "O cordel é um instrumento pedagógico. Quando senadora, propus uma lei para que o cordel passe a fazer parte do conteúdo de literatura. Foi aprovada por duas comissões, mas não foi para o plenário. Agora vamos buscar um senador que se interesse pelo tema para que a lei entre em vigor", pontuou a governadora.

Morador da zona rural de São José da Serra, Antônio Carlos escreve os poemas em um caderno e conta com ajuda de amigos para digitá-los e imprimi-los. Para ele, o computador será muito útil para a digitação dos poemas e para realizar os trabalhos da universidade que começará a frequentar. Graças ao gosto pelo cordel, o poeta, que completou o Ensino Médio no Ceti Prof. Ubiraci Carvalho, conseguiu fazer 920 pontos na redação do Enem e passou em 3º lugar para o curso de História na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Literatura de Cordel

A Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino. Esse tipo de manifestação tem como principais caraterísticas a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar ao mesmo tempo que diverte os leitores.

É considerada um gênero literário geralmente feito em versos. Ela se afasta dos cânones na medida em que incorpora uma linguagem e temas populares. Além disso, essa manifestação recorre a outros meios de divulgação, e em alguns casos, os próprios autores são



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES