SEÇÕES

Anvisa regula teste de farmácia que poderá detectar HIV em 20 min

Teste só poderá ser feito após 30 dias da exposição ao vírus

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última semana a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo produto que poderá agir na triagem do HIV. Esse é o primeiro autoteste da doença no Brasil, e poderá ser usado por qualquer um, adquirido em farmácias e drogarias.

O produto virá com o nome de Action, comercializado pela empresa Orangelife Comércio e Indústria. Segundo a documentação, o teste de HIV irá funcionar a partir da coleta de gotas de sangue, como já é feito para a medição de glicose em diabéticos.

Para saber se há ou não a presença do vírus é preciso esperar de 15 a 20 minutos, e o resultado aparece na forma de linhas. Além do dispositivo de teste, os componentes são: liquido reagente, lanceta (específica para furar o dedo), sachê de álcool e um capilar (tubinho para coletar o sangue).

Como funciona

O teste funciona para os dois subtipos do vírus que provocam a Aids e apresentou uma sensibilidade e eficácia de 99,9%. No entanto, o produto só consegue identificar a presença da doença após 30 dias da exposição.

Isso acontece porque o organismo precisa desse tempo para produzir anticorpos que o autoteste irá detectar em níveis possíveis de fazer essa indicação.

Em casos de resultados negativos, é recomendável repetir a análise depois de 30 dias do primeiro teste e outra vez até completar 120 dias após a primeira tentativa.

Já para diagnósticos positivos, o ideal é procurar um serviço de saúde para confirmar o resultado com testes laboratoriais e encaminhamento para o tratamento adequado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos