Aos 62 anos, 'Japonês da Federal' se aposenta ganhando R$ 17 mil

Informação consta no Diário Oficial da União de segunda (26)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O policial federal Newton Ishii, conhecido como o "japonês da Federal", teve o pedido de aposentadoria especial voluntária concedido. A informação foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (26).

De acordo com a Polícia Federal (PF), Newton Ishii tem 62 anos.  A remuneração básica bruta de Newton Ishii, como policial federal, nos últimos meses foi de R$ 17.039,24, conforme consta no Portal da Transparência.

Aposentadoria

Entre as regras constitucionais que garantem a aposentadoria especial dos policiais está a existência de risco imediato para a integridade do servidor diante das funções.

Com a deflagração da Operação Lava Jato, em março de 2014, o agente passou a ser conhecido em todo o Brasil. A cada fase da operação, Newton Ishii aparecia ao lado empreiteiros, operadores financeiros, políticos e funcionários públicos que eram presos.

Condenação

Newton foi condenado em 2009 por facilitar a entrada de contrabando no país. Em junho de 2016, ele chegou a ser preso em virtude da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando pela fronteira, e passou a cumprir pena em regime semiaberto harmonizado.

Quatro meses depois, o agente teve a pena reduzida e retirou a tornozeleira eletrônica. À Polícia Federal (PF) disse, à época, que a redução de pena se deu devido aos dias trabalhados pelo agente. A cada três dias trabalhados, foi descontado um dia da pena total.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES