Aos 87 anos, homem que já é bisavô será pai novamente

Aos 87 anos, homem que já é bisavô será pai novamente

Ítalo e Janete estão juntos há 23 anos e ela espera gêmeos

Apesar dos riscos, a medicina proporciona cada vez mais possibilidades de casais em idade já avançada realizarem o sonho de serem pais. Juntos há 23 anos, Ítalo, de 87 e Janete, de 51, vão ter gêmeos. Ítalo já é avô e bisavô e sua mulher está grávida pela primeira vez.

Para a equipe médica que acompanha o caso, a gravidez foi um desafio e só foi possível através da técnica de fertilização in vitro. Segundo os médicos, as mulheres já nascem com um estoque limitado de óvulos e, depois dos 35 anos, eles vão perdendo a qualidade. Os especialistas afirmam que é comum que mulheres com mais de 38 anos tenham problemas para engravidar. Após os 40 anos, a mulher tem apenas 5% de chance de engravidar.

?Quis tentar tudo o que, no momento, a tecnologia podia nos oferecer. Tinha que ser um filho dele, que é o meu grande amor. E vou contar a história para os nossos filhos, da nossa história de amor", conta Janete.

Já o homem produz espermatozóides diariamente e pela vida inteira. Através de uma tecnologia avançada, Ítalo fez um procedimento cirúrgico para a retirada dos espermatozóides, que foram selecionados com a ajuda de um microscópio capaz de ampliar a imagem em até 20 mil vezes. Dessa maneira foi possível escolher os melhores espermatozóides e injetá-los nos óvulos.

De acordo com os médicos só depois da fecundação feita em laboratório os embriões são transferidos para o útero da mãe. Janete engravidou na segunda tentativa e está no terceiro mês de gestação.

Fonte: g1, www.g1.com.br