Apagão atinge estados do Nordeste

Problema teria ocorrido na ligação entre regiões Sudeste e Norte

Um apagão atingiu todos os estados do Nordeste, de forma parcial, na tarde desta quarta-feira (10). A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) informou que o problema no fornecimento teve início às 13h52 (horário local) e foi completamente solucionado em todas as regiões em 20 minutos.

O superintendente de operações da Chesf, João Henrique Franklin, explicou ao G1 que houve um desligamento na carga da região Nordeste por causa de um problema na ligação entre as regiões Sudeste e Norte. “Nessas linhas de interligação entre o Sudeste e o Norte, a região Nordeste sofre uma variação de frequencia por conta do desbalanço entre geração e consumo.

Atua na região um esquema automático de alívio de carga. Foi o que aconteceu”, diz Franklin. Segundo Franklin, localidades em todos os estados foram afetadas porque o sistema de alívio de carga é distribuído em todas as concessionárias de distribuição da região.

“O motivo do problema na interligação da região Norte com o Sudeste ainda está sendo identificado. A prioridade foi o restabelecimento do consumo”, afirmou. Franklin ressaltou que as causas do problema serão investigadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Fonte: g1, www.g1.com.br