Após mais de 10 anos, Gilberto Albuquerque deixa HUT

O médico deixa legado de um trabalho reconhecido pela população e pelas instituições de saúde em todo o país.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O médico Gilberto Albuquerque vai deixar a direção-geral do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), após 11 anos na unidade, ele será substituído pela enfermeira Clara Leal, ex-diretora do Hospital Getúlio Vargas e atual gerente de regulação da Diretoria de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). O médico deixa legado de um trabalho reconhecido pela população e pelas instituições de saúde em todo o país.

Entre os avanços e melhorias ocorridas no HUT durante a gestão de Gilberto, o hospital se tornou referência no Sistema Único de Saúde (SUS) do Norte/Nordeste do Brasil, para o atendimento de pacientes politraumatizados de média e alta complexidade.

Crédito: José Alves Filho

“Assumimos a direção do HUT em 2013, momento em que ele estava em calamidade pública, e com dedicação nós conseguimos transformá-lo no melhor hospital de urgência do país pela avaliação do (Hospital) Sírio-Libanês”, afirmou Gilberto. 

“Quando assumimos o HUT estava entre os 30 piores hospitais e, em 2015, estávamos entre os melhores do país”, destacou. Hoje, o HUT possui cerca de 2 mil servidores, destes 384 médicos e 220 enfermeiros.

O esforço conjunto da equipe veio com o empenho do próprio Gilberto. Ele destacou a importância do trabalho de seus colaboradores para tornar o hospital uma referência, principalmente para área do trauma. “Escolhemos nossas equipes pela competência e eles são apenas os melhores do mercado. Sem eles nada disso seria possível”, comentou.

Quanto aos próximos passos, ele esclareceu que o "momento é de descanso", mas apenas do cargo de chefia. "Se eu sair do HUT, no outro dia, já devo continuar com os meus atendimentos porque sou médico", conta. 

Com a saída dele, assumirá a direção-geral a enfermeira Clara Leal. A mudança já foi confirmada pela FMS e a previsão é que ela assuma o cargo a partir de fevereiro.

História

Antônio Gilberto Albuquerque Brito nasceu dia 22 de dezembro de 1965, em Morro do Chapéu, município de Esperantina. Desde os primeiros passos enfrentou dificuldades. Aos 10 anos de idade veio para Teresina com toda família, após a perda trágica da irmã mais velha. Para ajudar nas despesas da casa, sempre trabalhou: vendeu dindim, foi lavador de carro, jardineiro, capinador e vendedor de carnes. Isso tudo sem deixar de estudar. Em 1980 participou da criação de grêmios estudantis e mais tarde foi taxista no balão do São Cristóvão.

Depois de passar para vários cursos na área de Saúde, em 1990 foi aprovado para Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Daí, então, teve várias conquistas: foi secretário de Saúde na cidade de Barro Duro, estava entre os profissionais que implantaram o Programa Saúde da Família (PSF) no Piauí. Entre os anos de 2000 e 2002, fez suas especializações em Cirurgia Geral e Cirurgia Gastroenterológica.

Durante anos, achava-se que Teresina não teria um hospital de urgência. Em 2007, o médico participou da organização da abertura do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Mas ele só nasceu em 05 de maio de 2008 e Gilberto inaugurou o HUT como diretor-técnico, e hoje deixa o cargo de diretor-geral. O HUT completará 11 anos no dia 05 de maio de 2019. (V.P.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES