Aprenda como tratar gripes e resfriados na terceira idade

Prevenção, sintomas e contaminação da gripe são os mesmos na terceira idade; o que muda é a possibilidade de complicação da doença

Gripe | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir dos 65 anos, é preciso ter um cuidado especial com a saúde para evitar que pequenos problemas se transformem em grandes complicações, como gripes que evoluem para pneumonia com mais facilidade. No 1º de outubro foi comemorado o Dia Mundial do Idoso e, em função da data, o pneumologista Mauro Gomes dá algumas dicas sobre cuidados necessários durante a terceira idade para evitar complicações decorrentes de gripes e resfriados.

“A gripe e os vírus são os mesmos independentemente da idade. O que modifica no caso do idoso é a maior possibilidade de complicação. A principal é a pneumonia, infecção dos pulmões por bactérias ou pelo próprio vírus da gripe. Por isso, o indivíduo que está com 65 anos ou mais deve se cuidar e estar atento aos sintomas para tratar rapidamente”, explica Mauro Gomes, pneumologista, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa/SP e chefe de equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano.

É possível que um idoso adquira o vírus da gripe por meio da tosse, espirro e fala de pessoa para pessoa, diretamente pelo ar ou por objetos que foram manipulados pelo doente. O indivíduo é contaminado quando inala as partículas do vírus ou quando toca os objetos contaminados e leva sua mão aos olhos, nariz ou boca. Mesmo o idoso tendo sido vacinado contra a gripe, isto não impede que ele tenha um quadro gripal, mas sim, reduz a chance dele ter um quadro gripal grave.

Se por acaso o idoso apresentar os sintomas da gripe, é importante que a família não hesite em procurar ajuda médica, de preferência o médico que já acompanha o idoso. “Apesar da fragilidade de uma pessoa com 65 anos ou mais, os acompanhantes não devem deixar de levá-la ao hospital por receio de sofrer uma nova infecção. É uma oportunidade de cuidar precocemente e evitar uma complicação mais grave”, diz o pneumologista.

Ainda segundo o Dr. Mauro, além do auxílio de um especialista, é essencial que o idoso informe todos os medicamentos de uso rotineiro e também se ele possui já alguma outra doença prévia. “O tratamento da gripe é muito semelhante para todos. Porém, na terceira idade, normalmente outros medicamentos já são tomados e a somatória deles podem gerar efeitos colaterais. Além disso, é necessário saber se as funções do rim e do fígado estão normais, pois são os órgãos responsáveis por metabolizar os medicamentos”.

Ainda vale ressaltar que o envelhecimento da população continua sendo uma tendência no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem mais de 20 milhões de idosos¹ e, até 2060, a expectativa é que esta faixa etária represente 26,7% da população - 58,4 milhões de idosos em uma população com 218 milhões de pessoas.

Se o indivíduo não conseguir evitar a doença, é recomendado o uso de medicamentos para o tratamento sintomático de gripes, a fim de minimizar os efeitos da gripe. Um medicamento que tem essa função é o MultiGrip, fabricado pela Takeda, que age no alívio dos sintomas das gripes e resfriados
 

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES