Aprovado Edital do SISU/2016 para a Universidade Estadual do Piauí

Aprovado Edital do SISU/2016 para a Uespi

O Conselho Universitário da Universidade Estadual do Piauí aprovou, na última quarta-feira (28), o edital do Sistema Unificado de Seleção/SISU para 2016. Representantes da Associação dos Docentes da instituição se posicionaram contrários à votação.

De acordo com o novo Edital serão oferecidas  1.885 novas vagas em  2016. Em 2015 foram ofertadas 3.100 vagas distribuídas entre oitenta e nove cursos. O número de cursos também aumentou passando para cento e quarenta.

A professora Liana Santana  faz parte do Conselho Universitário, e  solicitou o adiamento da votação do edital, mas não teve o pedido acatado. A conselheira disse que não é contrária à expansão da Uespi, desde que o aumento da quantidade de vagas venha acompanhada da melhoria na estrutura da instituição. “Não há previsão de aumento do orçamento para o próximo ano, teremos uma expansão sem o devido planejamento”, alerta.

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí- ADCESP deverá acionar o Ministério Público Estadual para interferir na situação, sob a alegação de que a votação foi irregular e realizada sem que houvesse um debate acerca da questão, e sem que a conselheira tivesse analisado a documentação relativa ao processo de votação que havia solicitado á reitoria. Uma das exigências da Associação é que sejam contratados novos professores mediante concurso público.

As novas vagas previstas no edital/2016 da instituição deverá aumentar o número de alunos que atualmente é de 21. 489.

Fonte: Uespi