Aprovado projeto que viabiliza continuação do Minha Casa Minha Vida

Silas Freire comemora o resultado obtido na Câmara.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma boa notícia para os milhares de trabalhadores e empresários da construção civil, em especial na área da habitação: após o anúncio de que a Caixa Econômica Federal não tem mais recursos para financiar o programa Minha Casa Minha Vida, o que causou verdadeiro pânico no setor, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) um projeto de lei que autoriza a capitalização da Caixa Econômica Federal com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio de autorização do Conselho Curador do fundo.

O projeto de lei tem o objetivo de deixar expresso que a medida viabilizará que a Caixa Econômica possa continuar ampliando seus empréstimos para saneamento, infraestrutura, mas principalmente para a habitação, pelo Minha Casa Minha Vida.

É bom lembrar que no mês de outubro, quando a notícia da falta de verba surpreendeu a todos, o deputado federal Silas Freire (Podemos-PI) fez um apelo no Plenário da Câmara cobrando medidas para a manutenção do Minha Casa Minha Vida: “Num país de milhares de desempregados, o fim do Minha Casa Minha Vida agravaria ainda mais a crise, mas a Caixa Econômica tem dinheiro sim, o que falta é apenas a autorização de capital.”, argumentou Silas Freire na ocasião.

E o parlamentar ainda apontou uma possível solução para o impasse na época: “A saída poderá vir na reunião do Conselho Curador onde poderá ser autorizado ao Banco Central o uso do capital de 10 bilhões pela Caixa Econômica, recursos esses do FGTS, para que não congelássemos de vez a construção civil na área da habitação e possamos gerar empregos”, destacou Silas pedindo ainda a intervenção do próprio presidente Rodrigo Maia para que as conversas com o Conselho Curador avançassem.

Diante da dificuldade, milhares de trabalhadores da área ocuparam as sedes da Caixa Econômica em todo o país, inclusive no Piauí onde o protesto teve a adesão do Sindicato dos Bancários e de um grupo de construtores.

Agora com a definição da solução, Silas Freire comemora o resultado obtido na Câmara : “Cobramos, protestamos e apontamos o caminho. Esse socorro à Caixa Econômica é urgente e nós precisávamos encontrar uma saída, o que não podíamos era deixar um programa tão importante como o Minha Casa Minha Vida acabar e prejudicar tanto a economia quanto os cidadãos que trabalham no setor, além dos beneficiários do programa que sonham com a casa própria.”, finalizou ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES